"Quando o inimigo é íntimo"

Reflexões sobre a construção discursiva da violência contra a mulher na e pela mídia

Autores

  • Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Amanda Tavares de Melo Diniz Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

discurso, violência, mulheres

Resumo

O trabalho investiga o tratamento dado pela mídia à violência contra a mulher a partir da análise da cobertura feita pelo Diario de Pernambuco de um caso de grande repercussão midiática e social: o Caso Maria Alice Seabra. Como fundamentos teóricos, empregamos a Análise de Discurso, a teoria de Butler (2019) sobre a construção performativa do gênero e as reflexões de Sontag (2003) e Traquina (2005) sobre os enquadramentos midiáticos em torno da violência e do conflito. Entre os resultados, observamos que a mídia reforça discursos historicamente relacionados ao tema da violência de gênero, como o da objetificação do corpo feminino, o da ênfase no luto materno como uma estratégia discursiva para adicionar carga dramática à trama e o da culpabilização das mulheres pelos comportamentos que as colocaram em risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) atuando como docente no curso de Jornalismo, do Departamento de Comunicação Social da UFPE, e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Mestre e Doutora em Linguística, ambos na UFPE.

isaltina@gmail.com

Amanda Tavares de Melo Diniz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como jornalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

amanda.diniz@ufpe.br

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

DE AZEVEDO MELLO GOMES, I. M.; TAVARES DE MELO DINIZ, A. "Quando o inimigo é íntimo": Reflexões sobre a construção discursiva da violência contra a mulher na e pela mídia . Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 2, p. 88–102, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/548. Acesso em: 8 dez. 2023.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ÓDIO, VIOLÊNCIA, NEGAÇÃO E EXCLUSÃO DOS OUTROS NA SOCIEDADE MIDIATIZADA