Da aids à mpox

Sentidos sobre homossexualidade em processos simbólicos estigmatizantes

Autores

  • Mariana Ramalho Procopio Universidade Federal de Viçosa
  • Maurício João Vieira Filho Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

processos simbólicos, estigma, sexualidade, mpox, aids

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir em que medida processos simbólicos que atrelam homossexualidade à transmissão de doenças virais, como mpox e aids, reforçam estigmas a sujeitos marginalizados socialmente. Recentemente, matérias jornalísticas trouxeram essa associação a partir do surto de casos de mpox. O problema tênue entre reportar uma questão de saúde pública e culpabilizar grupos sociais retoma representações sociais de estigmatização e a ideia de risco advinda da epidemia de HIV/aids desde a década de 1980. Argumentamos que, mesmo entre contradições discursivas nas matérias jornalísticas e nas falas oficiais, o risco do estigma segue apontado e se desdobra em ações no cotidiano já notadas nos atendimentos médicos e nas falas presidenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Ramalho Procopio, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela FALE/UFMG. É co-líder do grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença (UFV).

mariana.procopio@ufv.br

Maurício João Vieira Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Foi bolsista do Programa de Bolsas de Pós-graduação (PBPG/UFJF) e, atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integra o grupo de pesquisa DIZ: Discursos e Estéticas da Diferença (UFV).

mauriciovieiraf@gmail.com

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

RAMALHO PROCOPIO, M.; VIEIRA FILHO, M. J. Da aids à mpox: Sentidos sobre homossexualidade em processos simbólicos estigmatizantes. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 2, p. 57–72, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/539. Acesso em: 8 dez. 2023.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ÓDIO, VIOLÊNCIA, NEGAÇÃO E EXCLUSÃO DOS OUTROS NA SOCIEDADE MIDIATIZADA