“Eu queria acabar com o WhatsApp”

uma etnografia com grupos que almejam se desconectar das mídias digitais

Autores

  • Thiago Álvares da Trindade Universidade Federal de Santa Maria
  • Dra. Sandra Rubia da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Desconexão, Culturas Digitais, Trabalho de Plataforma, Bem-estar

Resumo

Em um cenário trabalhista conectado, as ferramentas digitais se mostram artefatos indispensáveis para o exercício laboral. Todavia, rotinas de trabalho cada vez mais vinculadas às plataformas digitais têm corroborado para mudanças nesse campo, como aumento dos níveis de ansiedade e burnout. Esses efeitos fomentam o crescimento de fenômenos como o detox digital, que promove dietas de desconexão, visando equilibrar o consumo das tecnologias digitais. Assim, a partir de uma etnografia para internet (HINE, 2015), este artigo analisa os impactos dos artefatos digitais no bem-estar de um grupo de indivíduos, além de identificar estratégias para equilibrar o consumo destes aparatos. O exercício revela o impacto das mídias digitais na realidade dos interlocutores através da expansão das jornadas de trabalho e a relação de dependência para o exercício laboral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Álvares da Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e membro do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais.

    thiagotrindade95@gmail.com

  • Dra. Sandra Rubia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Presidente do Grupo de Pesquisa Consumo e Culturas Digitais e Doutora em Antropologia Social pela UFSC.

    sandraxrubia@gmail.com

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

DOSSIÊ: COMUNICAÇÃO DIGITAL, REDES E CIDADANIA

Como Citar

ÁLVARES DA TRINDADE, Thiago; DA SILVA, Sandra Rubia. “Eu queria acabar com o WhatsApp”: uma etnografia com grupos que almejam se desconectar das mídias digitais. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 1, p. 121–136, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/532.. Acesso em: 19 abr. 2024.