“Rindo, você castiga muito mais”

mobilização digital e efeito bumerangue no caso Charge Continuada

Autores

  • Nara Lya Cabral Scabin Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Ana Lucia Pinto da Silva Nabeiro Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação

Palavras-chave:

Mobilização digital, Renato Aroeira, Charge Continuada, Censura, Liberdade de Expressão

Resumo

Neste artigo, vamos descrever por meio de uma pesquisa de campo empírica fatores de influência percebida pelos jornalistas dentro da cultura jornalística da Espanha. Para chegar a uma maior compreensão do contexto profissional, usamos o conceito de cultura jornalística que é baseado na linha fina entre culturas nacionais e do conceito universal da cultura como um estilo de vida. Nosso estudo empírico baseia-se no projeto Worlds of Journalism (WoJ), de caráter quantitativo dirigido por Hanitzsch (2009). O objetivo é conhecer a percepção que os jornalistas têm dos fatores de influência cultural. Os resultados mostram que os jornalistas espanhóis percebem as influências dos fatores mais próximos a eles com mais intensidade. Nossa análise mostra maior interferência destes fatores na rotina profissional dos jornalistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nara Lya Cabral Scabin, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP). Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do Grupo de Pesquisa RisoMídia – Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq) e coordenadora do GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).

    analuciapinto.assessoria@gmail.com

  • Ana Lucia Pinto da Silva Nabeiro, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), Programa de Pós-graduação em Comunicação

    Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, com bolsa CAPES, sob orientação da Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin. Especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Universidade Anhembi Morumbi e jornalista formada pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa RisoMídia – Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq).

    naralyacabral@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

DOSSIÊ: COMUNICAÇÃO DIGITAL, REDES E CIDADANIA

Como Citar

SCABIN, Nara Lya Cabral; NABEIRO, Ana Lucia Pinto da Silva. “Rindo, você castiga muito mais”: mobilização digital e efeito bumerangue no caso Charge Continuada. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 1, p. 43–60, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/529.. Acesso em: 19 abr. 2024.