Fluxos decoloniais em redes digitais por uma conectividade nortista

Autores

  • Jessica Souza UFPA - PPGCOM
  • Walter Teixeira Lima Junior UFPA Unifesp

Palavras-chave:

fluxos decoloniais, conectividade, hashtags, redes sociais, Norte

Resumo

Este artigo discute fluxos de conteúdos que surgiram em redes sociais mediante a ação colaborativa de usuários, a qual facilitou o alcance de informações sobre as crises de energia e de saúde que passaram os estados brasileiros do Amapá e do Amazonas no período pandêmico. Tais informações chegaram à mídia tradicional e ao restante do país devido à popularidade alcançada pelas hashtags #SoSAmapá e #SoSAmazonas, que propagaram mensagens decoloniais (Suess; Silva, 2019) em uma tessitura de conexões que denominamos pró-Norte (nortista). Como método para desenvolver a análise, realizamos buscas por palavras-chave no Google Notícias, bem como nas plataformas Twitter e Instagram; além da pesquisa pela atividade das hashtags na ferramenta Hashtagify, a qual nos permitiu vislumbrar um mapeamento inicial da rede de usuários integrantes da ação de divulgação referente aos temas de nosso interesse. Para isso, valemo-nos da Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour (2012), e dos Estudos de Discurso Mediado por Computador e Redes Sociais (Recuero et. at. 2020). Como resultado, observamos que a região Norte do Brasil é mais suscetível não só no que consiste à cobertura jornalística do "exótico", como também a ataques e saques de recursos, o que vêm sendo levantado pelos neofluxos (Lima Jr., 2011) comunicacionais que buscamos apresentar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jessica Souza, UFPA - PPGCOM

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), sob orientação do prof. dr. Walter Teixeira Lima Júnior.

    jessica.souza.jor@gmail.com

  • Walter Teixeira Lima Junior, UFPA Unifesp

    Docente do PPGCOM UFPA e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

    walter.lima@unifesp.br

Downloads

Publicado

31-12-2022

Edição

Seção

DOSSIÊ: COMUNICAÇÃO DIGITAL, REDES E CIDADANIA

Como Citar

SOUZA, Jéssica; LIMA JUNIOR, Walter Teixeira. Fluxos decoloniais em redes digitais por uma conectividade nortista . Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 17, n. 1, p. 168–189, 2022. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/521.. Acesso em: 29 maio. 2024.