A semiótica do presente e do presentear

contribuições da antropologia, do consumo e da semiótica

Autores

  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo (USP)
  • Bruno Pompeu Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v18i1.517

Palavras-chave:

Presente; Troca de presentes; Semiótica; Consumo; Cultura material

Resumo

O texto explora os sentidos e os significados do presente e do presentear, a partir de uma perspectiva multidisciplinar que aproxima a semiótica peirceana dos estudos da antropologia e do consumo. Tendo como metodologia a revisão bibliográfica, o exercício reflexivo e interpretativo e, na dimensão empírica, enquete online; procuramos aprofundar as discussões sobre o presentear no contexto atual da sociedade de consumo, identificando as três dimensões envolvidas: o presente em si, a dinamização do presente e os sentidos do presente. Apresentam-se também os principais significados associados às diferentes práticas e fluxos implicados na troca de presentes, sobretudo no que se refere às relações existentes entre os sujeitos que presenteiam e que são presenteados e as coisas que se convertem simbolicamente em presentes. Ao final, apontamos para desdobramentos possíveis da pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo (USP)

    Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA - USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 

  • Bruno Pompeu, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Professor do curso de Publicidade da ECA USP. Pesquisador do GESC3- Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. 

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Publicado

10-06-2024

Como Citar

PEREZ, Clotilde; POMPEU, Bruno. A semiótica do presente e do presentear: contribuições da antropologia, do consumo e da semiótica. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 18, n. 1, p. 9–38, 2024. DOI: 10.5016/cm.v18i1.517. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/517.. Acesso em: 29 jun. 2024.