O contar e o mostrar: o narrador nas transcriações televisivas de O tempo e o vento

Autores

Palavras-chave:

Narrador. Ficção Televisiva. Memória.

Resumo

Neste artigo se analisa a relação entre o romance O tempo e o vento, de Erico Verissimo, e duas minisséries homônimas a partir da instância do narrador. A finalidade é a de explorar os procedimentos de recriação utilizados pelas minisséries, como obras produzidas em formato industrial para mídia audiovisual, ainda que tenham como fonte a literatura e o texto de autor. Enquanto o romance tem um narrador onisciente neutro, as minisséries alçam personagens ao papel de narrador, aproximando a história do telespectador a partir da narração dos acontecimentos pelo viés da experiências familiar e privada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Doutora em Scienze Sociali pela Pontificia Università Gregoriana (Itália) e Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do grupo de pesquisa Mídia e Mediações Comunicativas da Cultura (CNPq). Mestre em Comunicação pela Universidad Javeriana (Colômbia), é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM-UFMS) e do Curso de Audiovisual.

  • Aline Cristina Maziero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp - Faculdade de Ciências e Letras - Assis, é mestre em Estudos de Linguagens e Jornalista, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Downloads

Publicado

01-12-2021

Como Citar

GOMES, Márcia; MAZIERO, Aline Cristina. O contar e o mostrar: o narrador nas transcriações televisivas de O tempo e o vento. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 16, n. 1, p. 62–75, 2021. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/485.. Acesso em: 19 dez. 2024.