Jiu-jitsu na mídia

análise do potencial ideológico de matérias da revista Veja

Autores

  • Felipe Tavares Paes Lopes Universidade de Sorocaba
  • Murilo Aranha Guimarães Marcello Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v15i2.464

Palavras-chave:

Comunicação, Ideologia, Jiu-Jitsu, Hermenêutica de Profundidade

Resumo

Este artigo aborda o processo de construção discursiva da categoria “praticante de jiu-jitsu” por meio da interpretação de matérias publicadas na revista Veja, durante o período de 1990 a 2016. Ao abordar esse processo, busca responder ao seguinte problema de pesquisa: de que maneiras os discursos veiculados nessas matérias podem ser considerados ideológicos, estabelecendo e sustentando relações de dominação? Para tanto, apoia-se no conceito de ideologia desenvolvido por John B. Thompson e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Entre outras coisas, conclui que as matérias examinadas estigmatizam, com frequência os praticantes de jiu-jitsu, construindo-os como pessoas más, perigosas e ameaçadoras, mantendo-os numa posição de inferioridade em relação ao restante da sociedade.

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Biografia do Autor

  • Felipe Tavares Paes Lopes, Universidade de Sorocaba

    É doutor em Psicologia Social pela USP e realizou estágios pós-doutorais na FEF-Unicamp e no CPDOC-FGV. Atualmente, é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

  • Murilo Aranha Guimarães Marcello, Universidade de Sorocaba

    Doutorando em Comunicação e Cultura, Programa de Pós-Graduação Universidade de Sorocaba, Bolsista Integral Capes.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

TAVARES PAES LOPES, Felipe; ARANHA GUIMARÃES MARCELLO, Murilo. Jiu-jitsu na mídia: análise do potencial ideológico de matérias da revista Veja. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 15, n. 2, p. 53–65, 2020. DOI: 10.5016/cm.v15i2.464. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/464.. Acesso em: 18 maio. 2024.