Jiu-jitsu na mídia
análise do potencial ideológico de matérias da revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.5016/cm.v15i2.464Palavras-chave:
Comunicação, Ideologia, Jiu-Jitsu, Hermenêutica de ProfundidadeResumo
Este artigo aborda o processo de construção discursiva da categoria “praticante de jiu-jitsu” por meio da interpretação de matérias publicadas na revista Veja, durante o período de 1990 a 2016. Ao abordar esse processo, busca responder ao seguinte problema de pesquisa: de que maneiras os discursos veiculados nessas matérias podem ser considerados ideológicos, estabelecendo e sustentando relações de dominação? Para tanto, apoia-se no conceito de ideologia desenvolvido por John B. Thompson e na sua proposta metodológica: a hermenêutica de profundidade. Entre outras coisas, conclui que as matérias examinadas estigmatizam, com frequência os praticantes de jiu-jitsu, construindo-os como pessoas más, perigosas e ameaçadoras, mantendo-os numa posição de inferioridade em relação ao restante da sociedade.