A Conformação de oligopólios midiatizados na indústria de alimentos:

o caso Nestlé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v15i1.460

Palavras-chave:

Economia midiatizada; marca; oligopólio; globalização; teoria da firma.

Resumo

Este texto busca discutir, a partir de conceitos econômicos, o modo pelo qual os processos de midiatização da marca Nestlé, uma das mais importantes marcas mundiais do setor de alimentos, logrou seu crescimento e estabeleceu uma lógica comunicacional em âmbito global, como condição ao seu crescimento econômico. Este caso exemplar, serve a inspiração de uma reflexão que considera, a partir da teoria econômica da firma, que os oligopólios globais se estruturam a partir de em uma condição comunicacional, midiatizadora, a mediação comunicacional das marcas.

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Biografia do Autor

  • Adriana Buarque de Gusmão Gomes de Freitas, PUCSP

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Desde 2010, vem contribuindo com o Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3), particularmente na realização de pesquisas que procurar fazer uma reflexão sobre os processos midiáticos, mercadológicos e culturais e seus impactos na sociedade

     
  • Eneus Trindade Barreto Filho, Universidade de São Paulo: São Paulo, SP, BR

    Bolsista Produtividade (PQ) Nível 2 CNPq (2014). Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009), Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP (2012), Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire au CELSA Sorbonne Universités Paris -FR (1S/2018) Projeto TransNum. Atualmente é professor regime de dedicação integral à docência e à pesquisa - 40 horas da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA). Na Graduação o docente é responsável pela matéria de Teoria e Técnica da Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda. No Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), o docente atua desde 2007, orientando no mestrado e no doutorado.O professor tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagem Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: estética e consumo, produção de sentido em publicidade e propaganda, estudos da enunciação e da recepção em linguagens publicitárias e práticas de consumo. Coordenador do PPGCOM/USP 2013 até 2017. Foi Presidente 2010 a 2015 da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Vice -líder do Grupo de Estudos em Semiótica Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e membro do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos em Estética, ambos cadastrados no CNPq e Vice-Coordenador do GT Recepção: processos de interpretação, uso e consumo midiático da Compós (2014 e 2015). Vice-coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Intercom de 2018 até o momento.

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Publicado

01-06-2020

Como Citar

FREITAS, Adriana Buarque de Gusmão Gomes de; BARRETO FILHO, Eneus Trindade. A Conformação de oligopólios midiatizados na indústria de alimentos:: o caso Nestlé. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 15, n. 1, p. 48–63, 2020. DOI: 10.5016/cm.v15i1.460. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/460.. Acesso em: 12 maio. 2024.