Meios de Comunicação e o Sujeito Ensimesmado

O individualismo, a visibilidade e a falência da alteridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/cm.v15i1.434

Palavras-chave:

Meios de Comunicação; Alteridade; Isolamentos; Sujeito Ensimesmado.

Resumo

Dando continuidade aos estudos da relação entre os meios de comunicação e a Pós-modernidade, nesse artigo pretende-se verificar o efeito paradoxal dos meios de comunicação digitais, os quais produzem, de maneira contraditória, uma ampliação do potencial de contatos, ao mesmo tempo que desenvolvem processos de isolamentos, os quais estão produzindo, no sujeito pós-moderno, um aumento da sensação de solidão, uma ampliação do individualismo, e uma falência das alteridades. Esse fenômeno tem como influência, a busca da visibilidade, o uso dos meios de comunicação digitais, e a interação do sujeito com contatos virtualizados, os quais tendem a enfraquecer a alteridade. Nesse sentido toma-se à teoria dos meios para entender os efeitos dos meios de comunicação na transformação da sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricio Dugnani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp. Professor nas áreas de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Artes do Colégio Giordano Bruno. Pesquisador do Grupo de pesquisa Observatório da Imagem e pesquisador no grupo de pesquisa (CNPQ) Linguagem, sociedade e identidade: estudos sobre a mídia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor e Ilustrador com os seguintes livros publicados: A Herança Simbólica na Azulejaria Barroca (2012). O Livro dos Labirintos (2004). Ovelhas e Lobos (2002), Beleléu (2003/ PNLD 2004), O Seu Lugar (2005/ PNLD 2006), Um Mundo Melhor (2006), Beleléu e os Números (2009), Beleléu e as Cores (2010), Beleléu e as Formas (2011), Beleléu e as Palavras (2014). Pesquisador e Autor de artigos científicos das áreas de Comunicação, Sociologia Aplicada, Artes e Semiótica.

    Globalização e Desglobalização: Outro Dilema da Pós-Modernidade. Revista Famecos, 2018.

    Comunicação e Consumo: A Estetização da Diversidade e a Neutralização da Alteridade. 2018.

    Internet, espetáculo e vigilância: relações de segurança e o direito ao esquecimento. Revista Alceu, 2018.

    Da Qualidade a Representação: A Imagem para Manguel, Santaella e Noth. Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista, 2018.

    Dr. Who e a Metáfora do Sujeito Pós-Moderno, 2018.

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

DUGNANI, Patricio. Meios de Comunicação e o Sujeito Ensimesmado: O individualismo, a visibilidade e a falência da alteridade. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 15, n. 1, p. 37–47, 2020. DOI: 10.5016/cm.v15i1.434. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/434.. Acesso em: 19 dez. 2024.