Fomento à indústria audiovisual no Brasil: a visão das produtoras inde-pendentes

Autores

  • Othon Jambeiro
  • Fábio Ferreira
  • Katia Morais

Palavras-chave:

Brasil: produtoras audiovisuais independentes; Brasil: incentivos públicos para a produ-ção audiovisual; Brasil: expectativas das produtoras audiovisuais.

Resumo

RESUMO
O artigo busca investigar a visão das produtoras independentes de audiovisual no Brasil sobre as ações de fomento público destinadas ao setor em nível federal e geridas pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Foram consideradas produtoras contempladas em linhas de financiamento do Fundo Setorial ao Audiovi-sual. No total, 119 produtoras de todo o Brasil participaram da investigação, por meio de entrevistas e questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que o segmento das produtoras é heterogêneo em perfis, demandas e modos de se relacionar com as instâncias de financiamento. Os principais pontos positivos do fomento público ao audiovisual, na avaliação dessas empresas foram: a cota de tela da TV por assinatura; as condições criadas para aumentar o potencial competitivo das produ-toras e seu relacionamento com os agentes de mercado; e o aumento no número de obras independentes comercializadas. Os pontos negativos incluem: os critérios de seleção da Ancine; a complexidade dos pro-cessos de contratação e prestação de contas; e a concentração dos investimentos em grandes produtoras do eixo Rio-São Paulo.
Palavras-chave: Brasil: produtoras audiovisuais independentes; Brasil: incentivos públicos para a produ-ção audiovisual; Brasil: expectativas das produtoras audiovisuais.


RESUMEN
El artículo trata de investigar la visión de las empresas de producción audiovisual independiente en Brasil acerca de las acciones públicas de financiamiento para el sector a nivel federal y administrado por la Agencia Nacional del Cine (Ancine). Fueran consideradas empresas contempladas en líneas de financia-ción del Fondo Sectorial del Audiovisual. En total 119 empresas de todo Brasil participaron en la investi-gación, a través de entrevistas y cuestionarios con preguntas abiertas y cerradas. Los resultados muestran que las productoras del segmento es heterogéneo en perfiles, demandas y formas de relacionarse con los organismos financieros. Las principales fortalezas de la financiación publica del audiovisual, en la evalua-ción de estas empresas fueron: la cuota de pantalla de TV de paga; las condiciones creadas para incre-mentar el potencial competitivo de las productoras y su relación con los agentes del mercado; y el au-mento en el número de trabajos independientes comercializados. Los negativos incluyen: los criterios de selección; la complejidad de los procesos de contratación pública y rendición de cuentas; y la concentra-ción de las inversiones en grandes productores de Río de Janeiro y São Paulo.
Palabras clave: Brasil: productores audiovisuales independientes; Brasil: incentivos públicos para la pro-ducción audiovisual; Brasil: las expectativas de los productores audiovisuales.


ABSTRACT
This article investigates independent audiovisual production companies’ perceptions towards federal public incentives managed by the National Cinema Agency (Ancine) for the segment in Brazil. The sample was comprised of production companies that were awarded with money from the Audiovisual Sectorial Fund via Prodav financing lines. In total, 119 companies from all over Brazil were part of the investigation, answered a survey, and provided interviews. The results demonstrate that the production companies vary in their profiles, demands and in how they relate to the fomenting instances. According to these firms, current policies have positive aspects: mandatory quotas at paid TV channels; the increase of their com-petitiveness; the betterment of their relationship with market agents; and the increase in the amount of commercialization of their audiovisual products. As negatives, they mentioned: the criteria involved in Prodav’s selection process; the complexity involved in signing contracts and submitting accounts; and the concentration of projects among big producing companies from Rio de Janeiro and São Paulo.
Keywords: Brazil: Independent audiovisual producers; Brasil: public incentives to audiovisual production; Brasil: audiovisual producers’ expectations.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

JAMBEIRO, Othon; FERREIRA, Fábio; MORAIS, Katia. Fomento à indústria audiovisual no Brasil: a visão das produtoras inde-pendentes. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 14, n. 1, p. 8–24, 2019. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/430.. Acesso em: 19 dez. 2024.