Comunicação transmídia, cultura pop e cognição: as narrativas e suas várias perspectivas nas interações entre seus fãs
Palavras-chave:
Cultura pop; Narrativa transmídia; Framing; Fãs; Interação.Resumo
RESUMO
Este estudo visa abordar as interações narrativas entre os fãs de determinado produto ficcional a partir de uma manifestação advinda da cultura pop contemporânea, as narrativas transmídia. Estas, por sua vez, podem ser vistas de perspectivas diferentes e interpretadas por meio de múltiplos valores ou considerações, processo conhecido pela psicologia cognitiva como framing, no qual as pessoas desenvolvem uma conceituação particular a respeito de algo ou reorientam seus pensamentos sobre isso. Veremos que esse processo se aplica ao nosso objeto de estudo, sendo as narrativas verdadeiras mediadoras cognitivas das relações entre seus fãs, como demonstraremos por meio das análises propostas de um fórum de discussão on-line.
Palavras-chave: Cultura pop; Narrativa transmídia; Framing; Fãs; Interação.
RESUMEN
El presente estudio trata de abordar las interacciones narrativas entre los fans de determinado producto ficcional a partir de una manifestación proveniente de la cultura pop contemporánea, las narrativas transmedia. A su vez, estas pueden ser vistas desde una variedad de perspectivas diferentes e interpretadas por múltiples valores o consideraciones, proceso conocido por la psicología cognitiva como framing, en el cual las personas desarrollan una concepción particular sobre algo o reorientan sus pensamientos sobre ello. Este proceso se aplica a nuestro objeto de estudio, siendo las narrativas verdaderas mediadoras cognitivas de las relaciones entre sus fans, como lo demostraremos por medio de los análisis de un foro de discusión online.
Palabras clave: Cultura Pop; Comunicación Transmedia; Framing; Fans; Interacción.
ABSTRACT
This study aims to address the narrative interactions between fans of a certain fictional product arising from contemporary pop culture, known as transmedia storytelling. These interactions can be viewed from a variety of different perspectives and interpreted based on multiple values or considerations, a process referred to as “framing” by cognitive psychology, in which people develop a particular conceptualization of something or redirect their thoughts. We will investigate whether this process applies to our object, these narratives being true cognitive mediators of the relationship between their fans, as we will demonstrate through the analyses proposed in an online discussion forum.
Keywords: Pop culture; Transmedia Storytelling; Framing; Fans; Interaction.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.