Adaptação como recriação audiovisual: o petrônio fragmentário e grotesco de Fellini
Palavras-chave:
Adaptação Audiovisual; Cinema; Fragmentário; Grotesco.Resumo
RESUMO
O propósito deste artigo é analisar a adaptação cinematográfica realizada por Federico Fellini de uma obra da antiguidade, o Satyricon, de Petrônio. Em Fellini’s Satyricon, de 1969, a adaptação de Fellini se fez em um contexto de grande prestígio do chamado cinema de autor, que valorizava a idiossincrasia estética de cada cineasta. O fundamental é avaliar o processo de adaptação audiovisual como atitude de deliberada recriação, pela articulação entre o fragmentário e o grotesco, aspectos fundamentais da cinematografia felliniana.
Palavras-chave: Adaptação Audiovisual; Cinema; Fragmentário; Grotesco.
RESUMEN
El presente artículo se propone analizar la adaptación cinematográfica realizada por Federico Fellini de una obra de la antigüedad, El Satiricón, de Petronio. En Fellini’s Satyricon, de 1969, la adaptación de Fellini se realizó en un contexto de gran prestigio del llamado Cine de autor, que valoraba la idiosincrasia estética de cada cineasta. La clave es evaluar el proceso de adaptación audiovisual como actitud de recreación deliberada, a partir de la articulación entre el fragmentario y el grotesco, aspectos claves de la cinematografía felliniana.
Palabras clave: Adaptación Audiovisual; Cine; Fragmentario; Grotesco.
ABSTRACT
The main purpose of this study is to analyze Federico Fellini’s film adaptation of a classical work, the Satyricon of Petronius. In Fellini’s Satyricon (1969), the adaptation was made in the prestigious context of the so-called auteur cinema, which placed value on the aesthetic idiosyncrasies of individual filmmakers. The key is to evaluate the process of audiovisual adaptation as an attitude of deliberate recreation, through the articulation between the fragmentary and the grotesque, fundamental aspects of Fellini’s cinematography.
Keywords: Audiovisual Adaptation; Cinema; Fragmentary; Grotesque.
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