Às margens de uma revista esportiva:

a seleção brasileira de futebol feminina nas páginas de Placar (1996)

Autores

  • Felipe Simão Pontes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marcela Caroline Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Miguel Archanjo Freitas Júnior Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Revista Esportiva, Gênero, Placar, Futebol

Resumo

Este trabalho analisa os textos publicados na revista Placar sobre a participação da seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996 sob os pressupostos teóricos de gênero e de Bourdieu. Trata-se de uma pesquisa documental de natureza qualitativa que utilizou a metodologia de Análise de Conteúdo. Foram encontrados apenas sete textos sobre o tema dentre 13 edições publicadas, com aproximadamente 98 páginas cada edição. Considerou-se que as poucas publicações realizadas pela Placar são uma referência à invisibilidade das jogadoras que representaram o Brasil na maior revista do segmento esportivo do país.  A revista enfatizou mais o futebol de jogadoras “modelos”, intentando expor a beleza delas, que não representavam a seleção brasileira em competições nacionais e internacionais. Nos textos sobre as atletas brasileiras que efetivamente trabalhavam nos gramados, identifica-se que a publicaçao as define por classe social, cor da pele e sexualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcela Caroline Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências sociais Aplicadas (UEPG) e integra o Núcleo de Estudos "Questão Ambiental, Gênero e Condição de Pobreza".
  • Miguel Archanjo Freitas Júnior, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG. É líder do grupo de pesquisa "Esporte, Lazer e Sociedade" e integra o grupo de pesquisa "Futebol e Sociedade".  

Downloads

Publicado

01-12-2019

Como Citar

PONTES, Felipe Simão; PEREIRA, Marcela Caroline; FREITAS JÚNIOR, Miguel Archanjo. Às margens de uma revista esportiva:: a seleção brasileira de futebol feminina nas páginas de Placar (1996). Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 14, n. 2, p. 68–82, 2019. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/408.. Acesso em: 19 abr. 2024.