Estrutura de conteúdos educativos para TV Digital: um modelo de referência

Autores

  • Francisco Rolfsen Belda

Palavras-chave:

TV digital; Aprendizagem colaborativa; Modelagem de conteúdo; Educação a distância.

Resumo

RESUMO

O trabalho propõe um modelo estrutural de conteúdos educativos para televisão digital interativa, de modo a fornecer subsídios e referências para processos colaborativos de produção de conteúdos em redes e comunidades de aprendizagem associadas a canais universitários e educativos de televisão. São definidos termos, atores, eventos, ambientes, categorias, classes e atributos de conteúdo, com indicação de critérios para sua vinculação síncrona ou assíncrona numa programação, além de requisitos e funções computacionais básicas para sua veiculação seletiva, adaptativa e participativa através de mídias digitais. O modelo é apresentado de forma descritiva e também visual, por meio de mapas conceituais inter-relacionados. Os resultados indicam que o uso interativo da televisão digital na educação depende de modelos sistematizados de conteúdo, que contemplem a participação comunitária na produção e veiculação de mídias, superando a comunicação vertical, centralizada e hierarquizada, tradicional da radiodifusão.

Palavras-chave: TV digital; Aprendizagem colaborativa; Modelagem de conteúdo; Educação a distância.

 

RESUMEN

El artículo propone un modelo estructural de contenidos educativos para la televisión digital interactiva con el fin de proporcionar información y referencias a los procesos de colaboración en redes de producción de contenidos y en comunidades de aprendizaje vinculados a los canales universitarios y educativos de televisión. Se definen términos, actores, eventos, entornos, categorías, clases y atributos de contenido, con indicación de los criterios para su conexión sincrónica o asincrónica en una programación, además de los requisitos y de las funciones de computación básicas para la difusión selectiva, de adaptación y participativa a través de los medios digitales. El modelo se presenta en una forma descriptiva y también visual por medio de mapas conceptuales relacionados entre sí. Los resultados indican que el uso de la televisión digital interactiva en la educación depende de modelos sistematizados de contenidos que incluyan la participación de la comunidad en la producción y distribución de los medios de comunicación, superando la comunicación vertical, centralizada y jerárquica de la radiodifusión.

Palabras clave: Televisión digital; Aprendizaje colaborativo; Modelado de contenido; Educación a distancia.

 

ABSTRACT

This paper proposes a model of educative content structuring for interactive digital television programs. Its intent was to provide references for collaborative production processes and content organization in learning networks associated with university and educative television broadcasting services. The model defines terms, actors, events, environments, as well as content categories, classes and attributes, indicating criteria for their synchronic or asynchronic association in a dynamic television schedule. The model is presented in both descriptive and visual formats, with the use of conceptual maps. The results indicate that interactive use of digital television in education requires systematic content models covering communitarian participation in both media production and distribution processes, in order to enhance learning instruments beyond vertical, hierarchical and centralized communication sustained by traditional broadcast channels.

Keywords: Digital television; Collaborative learning; Content modeling; Distance education.

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Publicado

01-12-2010

Como Citar

ROLFSEN BELDA, Francisco. Estrutura de conteúdos educativos para TV Digital: um modelo de referência. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 5, n. 1, p. 120–143, 2010. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/357.. Acesso em: 17 nov. 2024.