“Argentinos bien Argentinos”: o estrangeiro na peça publicitária do jornal “Olé”

Autores

  • Maria Ogécia Drigo

Palavras-chave:

Publicidade; Estrangeiro; Identidade nacional.

Resumo

RESUMO
O contexto desse artigo é a questão do estrangeiro, da alteridade, na publicidade. Com o propósito de verificar como tal questão pode estar engendrada na publicidade, bem como avaliar em que medida esse movimento pode contribuir para dialogarmos com o estrangeiro que em nós habita e, desse modo, nos colocar em comunhão com o outro, tal como preconiza Maffesoli, selecionamos uma peça publicitária argentina, que aborda as nacionalidades brasileira e argentina e que será analisada à luz da semiótica peirceana; análise essa orientada também por ideias de Kristeva. Esta reflexão pode ser relevante por lançar luz à questão de viver com o outro, imprescindível na contemporaneidade, marcada por intensos e sucessivos conflitos com estrangeiros.

Palavras-chave: Publicidade; Estrangeiro; Identidade nacional.


RESUMEN
El contexto de este artículo es la cuestión del extranjero, de la alteridad en la publicidad, con el propósito de verificar cómo puede engendrarse esta cuestión en la publicidad y evaluar en cual medida ese movimiento contribuye para que dialoguemos con el extranjero que habita en nosotros y así poner las personas en comunión, como preconiza
Maffesoli. Seleccionamos una pieza publicitaria argentina que aborda las nacionalidades brasileña y argentina y que se analizará a la luz de la semiótica de Charles Sanders Peirce, un análisis que se orientará también por las ideas de Kristeva. Esa reflexión puede ser relevante porque aclara la cuestión de vivir con el otro, imprescindible en la
contemporaneidad, señalada por intensos y sucesivos conflictos con extranjeros.

Palabras clave: Publicidad; Extranjero; Identidad nacional.


ABSTRACT
The context of this paper is the issue of stranger, or the otherness in advertising. Aiming to ascertain how this issue can be engendered in the advertising and assess how far this movement can contribute to dialogue with the stranger who inhabit in us and to put on people in communion, as Maffesoli propose. We selected an argentine advertisement, which includes the brazilian and argentine nationalities that will be analyzed in the light of Peircean semiotics, analyse also permeated by ideas of Kristeva. This reflection can be relevant because it sheds light on the matter of living with others, essential nowadays, in a global context marked by successive and intense conflicts with
strangers.

Keywords: Advertising; Stranger; National identity.

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Publicado

01-12-2010

Como Citar

OGÉCIA DRIGO, Maria. “Argentinos bien Argentinos”: o estrangeiro na peça publicitária do jornal “Olé”. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 5, n. 1, p. 42–60, 2010. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/353.. Acesso em: 19 dez. 2024.