A Gauchidade Midiática no RS: Apontamentos sobre a Cultura Regional na Mídia
Palavras-chave:
Gauchidade midiática; Cultura regional; Mídia; TelevisãoResumo
RESUMONeste trabalho buscamos apresentar experiências midiáticas que tematizam a gauchidade circulante nas cidades do Estado, aproximando mídia e cultura regional, além de traçar um panorama sobre o surgimento da televisão no estado do RS e a influência dos programadores locais. Podemos inferir que a gauchidade midiática é um fen&ocric;meno vivo, dinâmico e cambiante, que permite a cada um personalizar sua prática, corporalizar, a seu modo, o seu pertencimento, o seu sentimento, o seu apego e a sua memória. Contudo, fica evidente que este fen&ocric;meno se enaltece no mês de setembro, período em que as mídias e os sujeitos demonstram seu envolvimento com a cultura regional das mais diversas formas.
Palavras-chave: Gauchidade midiática; Cultura regional; Mídia; Televisão
RESUMEN
En este trabajo tratamos de presentar experiencias mediaticas que traen la gauchidad circulante en las ciudades del Estado, además de hacer una contextualización sobre el surgimiento de la televisión en el estado del RS, Brasil, y la influencia de los programadores locales. Podemos concluir que la gauchidad mediatica es un fenómeno vivo, dinámico y cambiante, que permite a cada uno personalizar su práctica, incorporar, a su modo, su pertenecer, su sentimiento, su apego y su memoria. Sin embargo, es evidente que este fenámeno aumenta en el mes de septiembre, periodo en que los media y los sujetos muestran su involucramiento con la cultura regional de las más distintas maneras.
Palabras clave: Gauchidad Mediática; Cultura regional; Media; Televisión.
ABSTRACT
In this work we try to presenting mediatic experiences that explore the “gauchidade” (a regional culture) in the cities of Rio Grange do Sul, in addition to make a panorama about the emergence of television in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, and the influence of local television producers. Thus, we concluded that the exploring of ‘gauchidade’ in the media is a dynamic and changeable phenomenon that allows people to personalize their practice, embody the culture they belong in their way and demonstrate their feeling, their affection and memories. However, it is clean that this phenomenon praises the month of September, when the media and the subjects of this state show their involvement with the regional culture in many ways.
Keywords: Mediatic ‘Gauchidade’ ; Regional culture; Media; Television.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-04-2012
Edição
Seção
Artigos
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
FERREIRA LISBOA FILHO, Flavi. A Gauchidade Midiática no RS: Apontamentos sobre a Cultura Regional na Mídia. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 7, n. 1, p. 40–57, 2012. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/299.. Acesso em: 26 dez. 2024.