Habitus e pensamento comunicacional protestante no processo de midiatização
Palavras-chave:
Midiatização; Habitus; Protestantismo.Resumo
Resumo
Ao analisar, neste artigo, alguns dos documentos oficiais sobre comunicação produzidos no âmbito das igrejas brasileiras Metodista e Evangélica de Confissão Luterana, busca-se observar como o habitus midiático comparece no pensamento comunicacional dessas igrejas, operando sobre os modos como intentam difundir valores, obter visibilidade e estabelecer vínculos. Observa-se que as igrejas reconhecem no midiático um lugar estratégico para realização de seus objetivos, mas procuram subordiná-lo ao habitus religioso. Nesse processo de acomodações, negociações e resistências, que se dá em operações auto e heterorreferentes e que envolve instituições não-midiáticas, midiáticas e atores individuais, as igrejas acabam implicadas na midiatização mais ampla de toda a sociedade.
Palavras-chave: Midiatização; Habitus; Protestantismo.
Resumen
Al analizar, en este artículo, algunos de los documentos oficiales sobre comunicación producidos en el ámbito de las iglesias brasileñas Metodista y Evangélica de Confissão Luterana, buscase observar como el habitus mediático comparece en el pensamiento comunicacional de esas iglesias, operando sobre los modos como ellas buscan difundir valores, obtener visibilidad y establecer vínculos. Observase que las iglesias reconocen en el mediático un lugar estratégico para realización de sus objetivos, pero buscan subordiná-lo al propio habitus religioso. En ese proceso de acomodaciones, negociaciones y resistencias, que se da en operaciones auto y heterorreferentes y que envuelve instituciones no-mediáticas, mediáticas y actores individuales, las iglesias acaban implicadas en la mediatización más amplia de toda la sociedad.
Palabras-claves: Mediatización; Habitus; Protestantismo.
Abstract
While analyzing, in this article, some of the official documents on communication produced in the context of the Brazilian churches Metodista and Evangélica de Confissão Luterana, we look to notice how the habitus of the media appears in the Communication thought of these churches, operating on the ways like them they look to spread values, to obtain visibility and to establish bonds. We notice that the churches recognize in the media a strategic place for realization of his objectives, but they try to subordinate it to a religious habitus. In this process of accommodations, negotiations and resistances, which gives itself in operations auto and heteroreferencies and which wraps not-media institutions, media institutions and individual actors, the churches finish implicated in the most spacious mediatization of the whole society.
Keywords: Mediatization; Habitus; Protestantism.
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