Gadgets fotográficos: a imagem como informação na cultura digital
Palavras-chave:
Cultura digital; Fotografia; Tecnologias da informação e comunicação.Resumo
Resumo
Com a proliferação recente de gadgets que trazem a técnica fotográfica como componente atrativo, sobretudo observando-se os smartphones e tablets que invadiram o mercado nos últimos dois anos, torna-se oportuno rever o caráter informativo da fotografia, visto o seu papel já consagrado como documento histórico, social ou científico. O presente texto tentará explorar a aparente recolocação do valor informativo da fotografia frente à sua inserção na cultura digital.
Palavras-chave: Cultura digital; Fotografia; Tecnologias da informação e comunicação.
Resumen
Con la reciente proliferación de aparatos que traen la técnica fotográfica como elemento atractivo, sobre todo los smartphones y tabletas que inundaron el mercado en los últimos dos años, es conveniente aumentar las reflexiones sobre el carácter informativo de la fotografía, visto su función ya establecida como un documento histórico, social o científico. Este texto se tratará de explorar la aparente reconfiguración del valor informativo de la fotografía a partir de su inserción en la cultura digital.
Palabras clave: Cultura digital; Fotografía; Tecnologías de la información y comunicación.
Abstract
With the recent proliferation of gadgets that bring photographic technique as an attractive component, especially observing the smartphones and tablets that have invaded the market in the last two years, it seems to be appropriate to enhance the reflections about the nature of the information carried by photography, since its important role as document. This paper attempts to explore the apparent replacement of the informative value of photography, observing its insertion into the digital culture.
Keywords: Digital culture; Photography; Information and communication technologies
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.