Sociedade vigiada: o uso das câmeras de vigilância no telejornal

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Palavras-chave:

Telejornalismo; Ressignificação da imagem; Câmeras de vigilância; Comunicação colaborativa.

Resumo

RESUMO

 

Esta pesquisa procurou compreender o processo de mediação da produção jornalística colaborativa, com a utilização de imagens gravadas por câmeras de vigilância e inseridas no texto das reportagens em TV, como um ato comunicativo no telejornal. Isso implicou em considerar o ritual que se estabeleceu entre os sujeitos envolvidos na ação: o telejornal e o público do programa, com vistas à produção, circulação e consumo dos sentidos. As imagens oriundas destes dispositivos eletrônicos fazem parte de uma evolução tecnológica digital, pois se inserem, no texto jornalístico, como legitimadoras da realidade relatada pelos telejornais. A intenção em observar estas imagens colaborativas foi com o objetivo de verificar em que medida esta coautoria do fato fideliza a audiência dos noticiários, por meio da narração jornalística do real. É, portanto, no cerne desta relação de visibilidade e visualidade do conteúdo colaborativo que se efetua a transmissão do discurso jornalístico nos meios de comunicação, constituindo-se assim no processo de mediação entre os sujeitos: destinador e destinatário, ou seja, o telejornal e o seu público, que assiste ao relato apresentado pelas reportagens, que se utilizam deste tipo de recurso para dar credibilidade à notícia.

 

Palavras-chave: Telejornalismo; Ressignificação da imagem; Câmeras de vigilância; Comunicação colaborativa.

 

 

RESUMEN

Esta investigación ha buscado comprender el proceso de mediación de la produccíon de noticias em colaboración, con el uso de imágenes grabadas por las cámeras de vigilancia y inserta en el texto de los informes em la televisíon. Esto lnos hace considerar el ritual que se establece entre los sujetos involucrados en la acción: el programa de noticias de la televisión y el público, con miras a la producción, circulación y consumo de los sentidos. Los imágenes procedentes de estos dispositivos electrónicos son parte de un desaroollo tecnológico digital porque son, en el texto periodístico, legitimadores de la veracidade de las noticias de televisión. Nuestra intención era observar los imágenes de colaboración, con el objectivo de determinar el cuanto la coautoría del facto, a través de la narración del periodismo, torna fidel el público. Asimismo, está en el corazón de esta relación de visibilidad y visualidad del contenido de colaboración la transmisión del discurso periodístico en los medios de comunicación, convirtiéndose así en el proceso de mediación entre los sujetos: emisor y receptor, es decir, las noticias y a su audiencia que mira el relato de noticias que utiliza este tipo de recursos para dar credibilidad a su relato.

 

Palabras clave: Noticiero; Reencuadre de Image; Cámaras de vigilancia; Comunicación colaborativa.

 

 

ABSTRACT

This research sought to understand the mediation process of collaborative journalistic production, which use images recorded by surveillance cameras and inserted in the text of the TV news, as a communicative act. This led to consider the ritual that was established between those involved in the action: the TV news and the audience of the newsshow, having in mind the production, circulation and consumption of meaning. The pictures from these electronic devices are part of a digital technology evolution, because they are placed, in the journalistic text, as legitimizers of the reality reported by the TV news. Our intention was to observe these collaborative images, with the objective to verify the extent to which fact co-authoring makes the news audience loyal, through the journalistic narration of the real. It is, therefore, at the heart of this relationship of visibility and visuality of collaborative content, where is made the transmission of journalistic discourse, in the media, thus becoming the process of mediation between the subjects: sender and recipient, i.e., the TV news and its audience, which watches the narration presented by the reports that use this type of resource to give credibility to the news.

Keywords: TV news; Re-significaction/reframe;  Surveillance cameras; Collaborative communication.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-08-2013

Como Citar

EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA, Paulo. Sociedade vigiada: o uso das câmeras de vigilância no telejornal. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 8, n. 2, p. 184–201, 2013. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/239.. Acesso em: 8 set. 2024.