O consumo do audiovisual na escola: significações infantis sobre identidade e diferença

Autores

  • Rosane Rosa
  • Júlia Munareto

Palavras-chave:

Identidade; Diferença; Estereótipo; Curta-metragem; Projeto Cultural

Resumo

Resumo

Propomos neste trabalho discutir teoricamente os temas Identidade, Diferença e Estereótipo. Analisamos a relação desses conceitos por meio do Projeto Cultural Vô Venâncio vai à Escola, apresentado a alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Santa Maria - RS no período de 2010 a 2012. O Projeto contempla a contação de histórias e exibição do curta-metragem gaúcho Leonel pé-de-vento. Pretendemos estabelecer reflexões teóricas que contribuam para o entendimento da relação entre as temáticas mencionadas e o curta-metragem, bem como verificar possíveis significações construídas sobre o mesmo, por meio da produção de um mapa de conhecimento desenhado por alunos do terceiro ano de uma escola pública municipal que participou do Projeto Cultural.

 

Palavras-chave: Identidade; Diferença; Estereótipo; Curta-metragem; Projeto Cultural

 

Resumen

Nos proponemos en este trabajo, discutir teoricamente los temas identidad, la diferencia y el estereotipo. Se analiza la relación de estos conceptos del Proyecto Cultural Venâncio vai à Escola, presentó a los alumnos de serie inicial de las escuelas municipales de Santa Maria - RS en el período comprendido entre 2010 y 2012. El Proyecto contempla la narración y exposición de vídeo Leonel Pé-de-Vento. Tenemos la intención de establecer reflexiones teóricas que contribuyen a la comprensión de la relación entre los temas mencionados y película, así como investigar posibles significados construidos sobre el mismo, a través de la elaboración de un mapa de conocimiento diseñada por estudiantes de tercer año de una escuela pública, que participaron en el Proyecto Cultural.

 

Palabras clave: Identidad; Diferencia; Estereotipo.

 

ABSTRACT

We propose in this paper to discuss the issues theoretically Identity, Difference and Stereotype. We analyzed the relationship between these concepts through Project Cultural Venâncio vai à Escola, presented to elementary students of municipal schools in Santa Maria - RS in the period 2010-2012. The project includes the storytelling and display short film Leonel Pé-de-Vento. We intend to establish theoretical reflections that contribute to the understanding of the relationship between the themes mentioned and short films, as well as investigate possible meanings constructed about the same, through the production of a knowledge map designed by third year students of a public school who participated in the Cultural Project.

 

Keywords: Identity, Difference, Stereotype, Short Film, Cultural Project

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-08-2013

Como Citar

ROSA, Rosane; MUNARETO, Júlia. O consumo do audiovisual na escola: significações infantis sobre identidade e diferença. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 8, n. 2, p. 75–92, 2013. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/233.. Acesso em: 17 nov. 2024.