A dominação pela etiqueta: dimensões ideológicas de um guia gastronômico para torcedores corintianos
Palavras-chave:
Ideologia; Mídia; Etiqueta; Corinthians.Resumo
Resumo
A presença do Sport Club Corinthians Paulista no Japão, para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, atraiu boa parte da atenção da mídia brasileira em 2012. As diversas matérias publicadas - não só esportivas - constituem um valioso objeto para a análise de temas como construção de estereótipos, formação de preconceitos e estabelecimento de ideologias. Partindo deste contexto, analisamos matérias do caderno Comida, do jornal Folha de S.Paulo, que ofereceram uma espécie de guia para auxiliar os corintianos no Japão. Apoiamo-nos, principalmente, nos Estudos Críticos do Discurso, na obra de John B. Thompson e na de Pierre Bourdieu. Entre outras coisas, concluímos que as matérias analisadas são ideológicas na medida em que mantém o leitor em uma posição de dominação cultural e na medida em que reforça a dominação de classe.
Palavras-chave: Ideologia; Mídia; Etiqueta; Corinthians.
Resumen
La presencia del Sport Club Corinthians Paulista en Japón para la disputa del Mundialito de Clubes de la FIFA atrajo la atención de los medios brasileños en 2012. Los reportajes – no sólo deportivos – constituyen un interesante objeto para el análisis de temas como la construcción de estereotipos, formación de prejuicios y el establecimiento de ideologías. Partiendo de este contexto, analizamos los reportajes del cuaderno Comida de la Folha de S.Paulo, que propone una guía para ayudar a los hinchas del Corinthians en Japón. Utilizamos, sobre todo, la perspectiva de los Estudios Críticos del Discurso, la obra de John B. Thompson y la de Pierre Bourdieu. Entre otras cosas, concluimos que los reportajes analizados son ideológicos en tanto que mantienen el lector en una posición de dominación cultural y refuerzan la dominación de clase.
Palabras clave: Ideología; Medios; Etiqueta; Corinthians.
Abstract
Sport Club Corinthians Paulista’s participation at FIFA Clubs World Cup in Japan has attracted the attention of a considerable part of Brazilian media. The news framed on it, and reported not only on sports sections, are an interesting object to analyze aspects such as stereotypes constructions, prejudices and ideologies establishment. Taking into account this context, we have analyzed a set of news from “Food” section at “Folha de S. Paulo” that proposes a sort of guide to help Corinthians fans’ in Japan. For that we have applied Critical Discourse Analysis, John B. Thompson and Pierre Bourdieu works, among others. As a conclusion, we argue that the analyzed texts are ideological considering that they hold on the audience in a cultural domination position and reinforce class domination.
Keywords: Ideology; Media; Good manners; Corinthians.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.