Desenhos animados e estudos de recepção: um breve histórico das principais correntes de investigação
Palavras-chave:
Recepção; Audiência; Desenhos; Infância; Comunicação.Resumo
Resumo
Neste artigo é traçado um panorama histórico sobre a recepção de desenhos animados à luz das principais correntes teóricas da Comunicação, com o objetivo de compreender os delineamentos teórico-metodológicos próprios de cada corrente. Para isso, partiu-se da sistematização proposta por Jensen e Rosengren (1990), que classificaram o estudo da recepção em cinco correntes: Teoria dos Efeitos, Usos e Gratificações, Estudos Literários, Estudos Culturais e Análise da Recepção. A metodologia utilizada consiste no levantamento de pesquisas relevantes em cada uma das cinco correntes, relacionando os métodos utilizados com os pressupostos teóricos próprios de cada uma delas. Foram identificados pontos de contato entre essas abordagens, bem como influências teóricas e metodológicas entre as correntes de investigação nos estudos de recepção.
Palavras-chave: Recepção; Audiência; Desenhos; Infância; Comunicação.
Resumen
En esto artículo se trazó un panorama histórico sobre la recepción de dibujos animados bajo las principales corrientes de la Teoría de la Comunicación, con el objetivo de comprender los diseños teóricos y metodológicos específicos para cada línea de investigación. El punto de partida para esta análise es la sistematización propuesta por Jensen e Rosengren (1990), que clasificaron el estudio de la recepción en cinco corrientes: Teoria de los Efectos, Usos y Gratificaciones, Critica Literaria, Estudios Culturales y Análisis de la Recepción. La metodología utilizada consiste en la búsqueda de investigaciones académicas pertinentes a cada una de las cinco corrientes, relacionando los métodos utilizados con los supuestos teóricos específicos de cada una. Se identificaron puntos de contato entre estos abordajes y influencias teóricas y metodológicas que determinada corriente ejerció sobre otra en los estudios de recepción.
Palabras clave: Recepción; Audiencia; Dibujos; Infancia; Comunicación.
Abstract
This article provides a historical overview about the reception of animated cartoons under the main traditions of the Communication Theory, with the objective of understanding the theoretical and methodological designs of each tradition. The starting point is the classification proposed by Jensen and Rosengren (1990), who categorized the audience analysis in five traditions: Effects Research, Uses and Gratifications, Literary Criticism, Cultural Studies and Reception Analysis. The methodology used in this article consists in a survey of relevant researches carried on in each of the five traditions, describing the applied methods and theoretical assumptions. Points of contact have been identified between these approaches, as well as methodological and theoretical influences which a given line of investigation has produced in another concerning the reception studies.
Keywords: Reception; Audience; Cartoons; Childhood; Communication.
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