Arte e política, estética e ética no documentário Lixo Extraordinário
Palavras-chave:
Política; Estética; Cenas de dissenso; Catadores; Documentário.Resumo
RESUMO
Neste artigo discutiremos como é possível identificar a potência política presente em Lixo Extraordinário, valendo-nos da abordagem de Rancière acerca do processo de subjetivação política e criação de cenas de dissenso. Acreditamos que a proposta social e estética do artista só é capaz de promover transformações concretas na vida dos catadores se procurarmos não a sua imediaticidade ética, ou seja, a identificação direta entre as formas de arte e as formas da política, mas sim o modo como a arte pode desvelar potências, reconfigurar regimes de visibilidade e questionar ordens discursivas que silenciam os catadores. Concluímos que a política que pode aparecer em Lixo Extraordinário não deriva propriamente das intenções de Vik Muniz, mas sim do modo como o processo artístico confere, no jogo entre a resistência e a dominação, um saber capaz de desdobrar imaginários, redefinir linguagens e inventar novos modos de ação e presença no mundo.
Palavras-chave: Política; Estética; Cenas de dissenso; Catadores; Documentário.
RESUMEN
En este artículo discutiremos como es posible identificar a la potencia política presente en Lixo Extraordinario, utilizando de subir de Rancière referente la política del proceso del subjetivación y a la creación de las escenas de la disensión. Creemos que la oferta social y estética del artista solamente es capaz promover transformaciones concretas en la vida de los catadores si para mirar no su inmediatez ética, es decir, la identificación directa incorpora las formas de arte y las formas de la política, pero sí la manera como las energías desvelar de la poder del arte, configura de nuevo regímenes de la visibilidad y pregunta las órdenes de los discursivas que silencian los catadores. Concluimos que confiere la política que puede aparecer correctamente en la deriva extraordinaria de la basura no de las intenciones de Vik Muniz, pero sí de la manera como el proceso artístico, en el juego entre la resistencia y la dominación, una para saber capaz para revelar imaginario, para redefinir idiomas y para inventar nuevas maneras de la acción y de la presencia en el mundo.
Palabras clave: Política; Estética, Escenas del disenso; Catadores; Documentario.
ABSTRACT
In this article we will discuss how is it possible to identify the political potential present in Waste Land, using the approach of Rancière concerning the political subjetivation process and the of creation scenes of dissensus. We believe that the social and aesthetic project of the artist is only capable to promote concrete transformations in the life of the garbage collectors if we do not look its ethical imediaticity, that is, the direct identification between the forms of art and the forms of the politics, but if we search the way as art can unveil potentials, reconfigure regimes of visibility and question discursive orders that silence the garbage collectors. We conclude that the politics that may properly appear in Waste Land do not drift of the intentions of Vik Muniz, but appear in the way as the artistic process confers, in the tension between resistance and domination, knowledge capable to unfold imaginaries, to redefine languages and to invent new ways of action and presence in the world.
Keywords: Politics; Aesthetics; Scenes of dissensus; Garbage collectors; Documentary.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.