Análise da identidade visual do Programa Olhar Ambiental: uma interface entre comunicação e meio ambiente
Palavras-chave:
Meio ambiente; Comunicação; Identidade visual; Comunicação ambiental; Televisão.Resumo
RESUMO
Este artigo parte da criação e da análise da identidade visual do “Programa Olhar Ambiental”, desenvolvido pela UNESP, Câmpus de Tupã. Pela opção da pesquisa qualitativa, utilizou-se da pesquisa- ação como instrumento metodológico, tendo como objetivos analisar a identidade visual do programa televisivo de cunho ambiental e, compreender a formação dessa identidade integrando conceitos ambientais com os de comunicação, em específico da comunicação visual, por meio da análise da percepção, assimilação, recepção e aceitação da identidade visual.
Palavras-chave: Meio ambiente; Comunicação; Identidade visual; Comunicação ambiental; Televisão.
RESUMEN
Este artículo parte de la creación y análisis de la identidad visual del “Programa Olhar Ambiental" (Mirada ambiental) desarrollado por la UNESP, Campus de Tupã. A partir de la opción por la investigación cualitativa, se utilizó la investigación-acción como instrumento metodológico, teniendo como objetivos: analizar la identidad visual del programa ambiental televisivo y comprender la formación de esa identidad, integrando conceptos ambientales con los comunicacionales, específicamente de la comunicación visual, por medio del análisis de la percepción, asimilación, recepción y aceptación de la identidad visual.
Palabras clave: Ambiente; Comunicación; Identidad visual; Comunicación ambiental; Televisión.
ABSTRACT
This article focuses on the making and the analysis of the visual identity of the program "Olhar Ambiental", developed by UNESP. We have opted for the action research as a metodological tool. Our purposes were: to analyze the visual identity of the TV program on environmental issues and understand the making of its identity, which integrate environmental concepts to communication concepts, mainly the visual communication ones, through the analysis of perception, assimilation, reception and acceptance of the visual identity.
Keywords: Environment; Communication; Visual identity; Environmental communication; TV
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