Ethé publicitários e consumo: confluências discursivas na circulação midiática

Autores

  • Eneus Trindade
  • Lívia Silva de Souza

Palavras-chave:

Consumo; Ethé publicitários; Circulação midiática.

Resumo

RESUMO

Ao buscarmos entender o consumo pela mediação publicitária, situamos o conceito de ethos publicitário, como lugar de confluências discursivas entre lógicas da emissão e da recepção, no contexto da mediatização e das suas manifestações a partir da circulação midiática e de seus vestígios. Entendemos que tais elementos são constituintes da zona de negociação para formação das práticas sociais de consumo, tanto pelas representações de tais práticas nas mensagens ou expressões da marca, quanto pelas apropriações de sentidos sobre as mesmas , manifestadas no ethos do consumidor em circulação.

Palavras-chave: Consumo; Ethé publicitários; Circulação midiática.

 

RESUMEN 

Al tratar del consumo por la mediación de la publicidad, situamos el concepto de ethos publicitario, como espacio de confluências discursivas entre la lógica de la emisión y la recepción en el contexto de la mediatización y sus manifestaciones a partir de la circulación midiatica y sus vestigios. Entendemos que estos elementos son los componentes de la zona de intercambio para la formación de las prácticas sociales de consumo, tanto por parte de las representaciones de tales prácticas en los mensajes o expresiones de la marca, como por parte de la apropiación de significados en ellos, expresada en el ethos del consumidor en circulación.

Palabras clave: Consumo; Ethé publicitarios; Traslado de medios.

 

ABSTRACT 

In order to understand consumption by advertising mediation, we contextualize the concept of advertising ethos, as a place of confluence between discursive logic of emission and reception in the context of mediation, and its manifestations from the mediatic movement and its vestiges. We understand that these elements are components of the trading area for the formation of social practices of consumption, both by representations of such practices in messages or expressions of the brand, as the appropriation of meanings on them, expressed in the ethos of the consumer in circulation.

Keywords: Consumption, Advertising ethé; Mediatic circulation.

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Publicado

01-04-2014

Como Citar

TRINDADE, Eneus; SILVA DE SOUZA, Lívia. Ethé publicitários e consumo: confluências discursivas na circulação midiática. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 9, n. 1, p. 120–133, 2014. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/200.. Acesso em: 17 nov. 2024.