Sobre a construção de uma gramática do promocional televisivo
Palavras-chave:
Publicidade e promoção; Gênero, subgênero e formato; Gramática do promocional.Resumo
RESUMO
Este trabalho, tomando por base uma trajetória de investigação construída ao longo dos últimos anos e o partilhamento dessas inquietações com os orientandos, além de um constante ir e vir sobre a proposta teórica e as atividades analíticas, (1) toma, como ponto de partida, a reflexão em torno da promoção, identificando-a como a função mais significativa, presente na televisão comercial brasileira; (2) em seguida, discute a promoção na perspectiva das noções de gênero que se atualiza em subgênero e se manifesta através de distintos e variados formatos, (3) até chegar à identificação e formulação dos diferentes subgêneros que constituem uma espécie de gramática do promocional, examinando regras e regularidades que estruturam essas produções televisuais.
Palavras-chave: Publicidade e promoção; Gênero, subgênero e formato; Gramática do promocional.
RESUMEN
Este trabajo, fruto de la trayectoria de investigación construido en los últimos años, de las preocupaciones que surgen de trabajo con los aprendices, y un constante ir y venir entre la teoría y el análisis, toma como punto de partida, (1) la reflexión sobre la promoción, identificándola como la característica más significativa de la televisión comercial brasileña; (2) a continuación, se analiza la promoción desde las nociones de género que actualiza en subgénero y se manifiesta a través de diferentes y variados formatos, (3) para llegar a la identificación y formulación de los diferentes subgéneros que constituyen una especie de gramática promocional, el estudio de las reglas y regularidades que estructuran las producciones televisivas.
Palabras clave: Publicidad y promoción; Género, subgénero y formato; gramática promocional.
ABSTRACT
This arcticle, taking as a basis a trajectory of research built throughout the last years and by sharing these concerns with the mentores, more than a constant go and back about the theoretical proposal and the analytical activities, (1) take, as a source, the reflection in the region of promotion, identifying it as the most significant function, in the present Brazilian TV comercial; (2) then, discusses the promotion in the perspective of notions of gener that updates in subgenre and is manifested through different and varying formats; (3) until achieve to the identification and formulation of the diferents subgeneres which constitute a kind of promotional gramar, examining rules and regularities that structure these televisual productions.
Keywords: Advertising and promotion; Genre, subgenre and format; Promotional grammar.
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