O herói-playboy das canções midiáticas da Jovem Guarda: o imaginário romântico construído por Erasmo Carlos e Roberto Carlos nos anos 1960
Palavras-chave:
Imaginário; Canção midiática; Amor romântico; Jovem Guarda; Semiótica.Resumo
RESUMO
As canções da Jovem Guarda construíram, reproduziram e compartilharam um peculiar imaginário do amor romântico. Este estudo mapeia os elementos simbólicos (e seus sentidos) que emergem de uma amostra representativa dos maiores sucessos da Jovem Guarda compostos por Erasmo Carlos e Roberto Carlos. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos sobre o imaginário de Gilbert Durand e utiliza como ferramenta metodológica a análise textual de Roland Barthes. O resultado traz o mapeamento de uma amostra representativa do imaginário jovemguardista em que se destaca a figura do playboy como “herói” do amor romântico.
Palavras-chave: Imaginário; Canção midiática; Amor romântico; Jovem Guarda; Semiótica.
RESUMEN
Las canciones de la Jovem Guarda construyeron, reprodujeron y compartieron un imaginario específico del amor romántico. Una de las características del imaginário es la presencia del playboy como un héroe en algunas de las canciones de Erasmo Carlos y Roberto Carlos. Este artículo hace un levantamiento de los más frecuentes elementos simbólicos (y sus significados) en los grand éxitos de la Jovem Guarda. La investigación es desarrollada fundamentada en la análisis textual de Roland Barthes y en el concepto antropológico del imaginário de Gilbert Durand. El resultado es un mapa de una parte representativa del imaginário de la Jovem Guarda en la que se destaca la figura del playboy como un héroe del amor romântico.
Palabras clave: Imaginario; Canción; Amor romántico; Jovem Guarda; Semiótica.
ABSTRACT
The Jovem Guarda songs have built, reproduced and shared a specific romantic love imaginary. One of its recurring elements is the presence of playboy as a hero in some of Erasmo Carlos and Roberto Carlos songs. This paper maps the most often symbolic elements (and its meanings) in the Jovem Guarda hits. The study is developed based on Roland Barthes textual analysis and in the Gilbert Durand concepts about the imaginary. The result is a map of the Jovem Guarda imaginary in which the “playboy” appears as a romantic love hero.
Keywords: Imaginary; Mainstream song; Romantic love; Jovem Guarda; Semiotics.
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