Jornalismo musical: estratégias enunciativas e retóricas. Contributos para uma análise discursiva

Autores

  • Marisa Torres Silva

Palavras-chave:

Jornalismo cultural; Jornalismo de música; Análise de discurso.

Resumo

RESUMO

O jornalismo cultural consiste numa área muito particular no âmbito do jornalismo em geral, enquanto espaço de confluência entre repórteres, especialistas e intelectuais, tornando-se, por isso, distinto de outras formas tradicionais de produção jornalística (BASSO, 2006; GADINI, 2006; HARRIES; WAHL-JORGENSEN, 2007; RIVERA, 2003; TUBAU, 1990). Face à escassez de pesquisas acadêmicas sobre esta temática em Portugal e tomando o jornalismo de música como estudo de caso, pretende-se neste artigo verificar até que ponto as regras de escrita jornalística e as convenções decorrentes da consolidação do jornalismo moderno (CHALABY, 1996) estão presentes em peças de cariz informativo, selecionando como corpus quatro jornais diários portugueses, durante o ano de 2010, e mobilizando algumas categorias utilizadas pela análise crítica do discurso, metodologia de caráter qualitativo. A análise das peças indica a fluidez de fronteiras do discurso do jornalismo de música (entre a informação, a interpretação e a crítica) e a relativa distância dos critérios formais da escrita jornalística informativa convencional.

Palavras-chave: Jornalismo cultural; Jornalismo de música; Análise de discurso.

 

RESUMEN

El periodismo cultural es un área muy privada dentro del periodismo en general, como un espacio de confluencia entre periodistas, expertos e intelectuales,-ing mak, por lo tanto es distinta de otras formas tradicionales de producción periodística (Basso, 2006; GADINI, 2006; Harries; WAHL-Jorgensen, 2007; RIVERA, 2003; Tubau, 1990). Dada la escasez de investigación académica sobre este tema en Portugal y tomando el periodismo musical como caso de estudio, se pretende en este trabajo para verificar en qué medida las reglas de la escritura y de los acuerdos resultantes de la consolidación del periodismo moderno (Chalaby periodística, 1996) están presentes en las piezas de carácter informativo, la selección del corpus de cuatro los diarios portugueses en 2010, y la movilización de algunas categorías utilizadas por el análisis crítico del discurso, la metodología cualitativa du-rante. El análisis de las partes indica la fluidez de los límites del discurso del periodismo musical (entre la información, la interpretación y la crítica) y la distancia relativa de los criterios formales de la escritura periodística informativa convencional.

Palabras clave: El periodismo cultural; Música Periodismo; El análisis del discurso.

 

ABSTRACT 

The cultural journalism is a very private area within the journalism in general, as an area of confluence between reporters, experts and intellectuals, becoming therefore distinct from other traditional forms of journalistic production (Basso, 2006; GADINI, 2006; Harries; WAHL-JORGENSEN, 2007; RIVERA, 2003; Tubau, 1990). Given the dearth of academic research on this subject in Portugal and taking music journalism as a case study, this article is intended to verify to what extent the rules of journalistic writing and agreements resulting from the consolidation of modern journalism (Chalaby, 1996) are present in parts of informative nature, selecting the corpus four Portuguese newspapers during the year 2010, and mobilizing some categories used by critical discourse analysis, qualitative methodology. The analysis of the parts indicates the fluidity of boundaries of the discourse of music journalism (between information, interpretation and criticism) and the relative distance of the formal criteria of conventional informative journalistic writing.

Keywords: Cultural Journalism; Journalism music; Discourse analysis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-04-2014

Como Citar

TORRES SILVA, Marisa. Jornalismo musical: estratégias enunciativas e retóricas. Contributos para uma análise discursiva. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 9, n. 1, p. 12–35, 2014. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/195.. Acesso em: 17 maio. 2024.