Era uma vez a notícia: storytelling como técnica de redação de textos jornalísticos
Palavras-chave:
Reportagem; Redação; StorytellingResumo
Resumo
Diante de um cenário de grande fluxo de informação e disponibilidade de notícias em vários meios de comunicação, atrair e fidelizar um leitor são desafios para o jornalista. Este artigo oferece uma reflexão sobre a utilização da técnica do storytelling na construção de textos jornalísticos, que destaca a criatividade em oposição aos textos burocráticos e de técnicas simplistas de redação que privilegiam a objetividade e a impessoalidade do relato. A partir da análise de conteúdo de três textos, procura-se demonstrar o uso do storytelling como técnica de redação do texto jornalístico e elemento estético no jornalismo cotidiano.
Palavras-chave: Reportagem; Redação; Storytelling
Resumen
En un contexto de gran flujo de información y la disponibilidad de noticias en distintos medios de comunicación, atraer y retener aun lector son retos para los periodistas. Este artículo ofrece una reflexión sobre el uso de la técnica de la narración en la construcción de textos periodísticos, que se centra en la creatividad en lugar de textos burocráticos y técnicas de escritura simplistas que hacen hincapié en la objetividad y la impersonalidad de la historia. A partir del análisis de contenido de los tres textos, tratado de demostrar el uso de storytelling como técnica de escritura para el texto periodístico y el elemento estético en el periodismo diario.
Palabras clave: Reportaje; Escritura; Storytelling
Abstract
In a scenery of great information flow and availability of news in various media, to attract and to retain a reader are challenges for journalists. This article offers a reflection about the use of the technique of storytelling in writing journalistic texts, which focus on creativity opposed to bureaucratic texts and simplistic writing techniques that emphasize objectivity and neutrality of the story. Via the content analysis of three texts, this work aims to demonstrate the use of storytelling as a writing technique for journalistic text and as an aesthetic element in daily journalism.
Keywords: Article; Writing; Storytelling
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam na Revista Comunicação Midiática concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.