Cultura e criatividade: Uma interpretação sobre a ideia de indústrias criativas

Autores

  • João Damasceno Martins Ladeira

Palavras-chave:

Indústrias Criativas; Cultura; Globalização.

Resumo


Resumo

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O artigo interpreta visões em construção sobre a ideia de criatividade, abordando-as como uma forma de reavaliar a noção de cultura, tema caro à modernidade. Definida como um universo intelectual e moral distinto da experiência cotidiana, cultura congregou uma dicotomia entre arte e comércio, vida material e não material. Analisa-se, aqui, em que termos se tenta atribuir à noção de criatividade a expectativa de reintegrar tais distinções. Através da análise documental de fontes produzidas pelas organizações envolvidas, descreve-se as demandas associadas ao tema: uma forma de obter benefícios materiais e ganhos intelectuais, supondo o aprimoramento da condição humana como uma tarefa a envolver ambos. Foca-se em duas propostas sobre criatividade: a visão mercantil introduzida pela Inglaterra e a proposta cara à ONU, que associa desenvolvimento sustentável e diversidade cultural.

Palavras-chave: Indústrias Criativas; Cultura; Globalização.

Resumen

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El artículo interpreta visiones en construcción sobre la idea de creatividad, abordando a ellos como una forma de reevaluar la noción de cultura, tema caro a la modernidad. Definida como un universo intelectual y material distinto de la experiencia cotidiana, cultura ha congregado una dicotomía entre arte y comercio, vida material e no material. Analiza-se, aquí, en que termos se busca atribuir a la noción de creatividad la expectativa de reintegrar tas distinciones. A través del análisis de las fuentes documentales producidos por las organizaciones involucradas, describe-se las demandas asociadas a lo tema: una forma de obtener beneficios materiales e logros intelectuales, suponiendo lo perfeccionamiento de la condición humana como una tarea a involucrar ambos. Foca-se en dos propuestas sobre creatividad: la visión mercantil introducida por Inglaterra e la propuesta cara a ONU, que asocia desarrollo sustentable y diversidad cultural.  

Palabras clave: Industrias creativas; Cultura;  Globalización.

Abstract 

The article analyzes visions in construction on the idea of creativity, interpreting them as possibilities to reevaluate the notion of culture, a theme important to modernity. Defined as an intellectual and moral universe distinct from the everyday experience, culture has congregated a dichotomy between art and commerce, material and non-material life. Here, it will be analyzed in which terms it will be tried to attribute, to the notion of creativity, an expectation to reintegrate both. Towards the documental analyze of sources produced by the organizations involved, it will be described the trails associated with the theme: a way to obtain material benefits and intellectual gains, assuming the improvement of human condition as a task capable to include both. The focus will be in two proposals on creativity: the mercantile vision introduced by England and the proposal important to UN, which associates sustainable development and cultural diversity.

Keywords: Creative Industries; Culture; Globalization

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Publicado

01-04-2015

Como Citar

DAMASCENO MARTINS LADEIRA, João. Cultura e criatividade: Uma interpretação sobre a ideia de indústrias criativas. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 10, n. 1, p. 169–181, 2015. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/164.. Acesso em: 8 set. 2024.