Publicidade: analisando a (in)sustentabilidade nos anúncios impressos da Coca-Cola
Palavras-chave:
Discurso; Efeitos de Sentidos; Publicidade; (In)Sustentabilidade.Resumo
RESUMO
Este artigo objetiva mostrar como são construídos os processos discursivos que conduzem à produção de determinados efeitos de sentidos de sustentabilidade em três anúncios impressos da Coca-Cola, veiculados durante a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Para isso, são acionados aportes teóricos sobre publicidade, discurso e sustentabilidade, além de dados de pesquisa (cujos anúncios integram o corpus empírico) da minha tese de doutorado. As análises, realizadas com base na Análise do Discurso Pêcheutiana, permitiram compreender que o discurso da Coca-Cola de organização com sustentabilidade está ancorado no volume de dados e na alternância na forma de apresentá-los, criando efeitos de sentidos de projetos grandiosos que transformam vidas.
Palavras-chave: Discurso; Efeitos de Sentidos; Publicidade; (In)Sustentabilidade.
RESUMEN
Este artículo pretende mostrar cómo se construyen los procesos discursivos que conducen a la producción de determinados efectos de sentidos de sostenibilidad en tres anuncios impresos de Coca-Cola, publicados durante el Decenio de la Educación para el Desarrollo Sostenible. Para ello, acciono aportes teóricos sobre publicidad, discurso y sostenibilidad, además de datos de investigación (cuyos anuncios integran el corpus empírico) de mi tesis de doctorado. Los análisis, realizados con base en el Análisis del Discurso Pêcheutiana, permitieron comprender que el discurso de la Coca-Cola de organización con sustentabilidad está anclado en el volumen de datos y en la alternancia en la forma de presentarlos, creando efectos de sentidos de proyectos grandiosos que transforman vidas.
Palabras clave: Discurso; Efectos de Sentidos; Publicidad; (In)Sostenibilidad.
ABSTRACT
This article aims to show how discourse processes are built that lead to the production of determined meaning effects of sustainability in three print advertisements for Coca-Cola, published during the Decade of Education for Sustainable Development. To this end, a theoretical foundation on advertising, discourse and sustainability has been used, in addition to research data (with advertisements that make up an empirical corpus) from my doctoral thesis. The analyses were completed based on a Pêcheutian Discourse Analysis and provided an understanding that the discourse by Coca-Cola as a sustainable organization is based on the volume of data and on alternating the way they are presented, creating meaning effects of major projects that transform lives.
Keywords: Discourse; Meaning Effects; Advertising; (Un)Sustainability.
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