Análise do discurso publicitário direcionado à criança: uma visão crítica
Palavras-chave:
Consumo; Publicidade Infantil; Análise de DiscursoResumo
RESUMO
A publicidade abusiva, a infância e a sociedade de consumo constituem um tema controverso. Confrontos de opiniões e de interesses giram em torno dessa temática, considerando os possíveis prejuízos à formação da criança, por um lado, e o mercado, por outro. Este trabalho busca um mergulho teórico acerca do tema, propondo também uma pesquisa empírica. Para tanto, adotamos como procedimento metodológico a análise de discurso do corpus constituído por peças publicitárias impressas de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, criteriosamente selecionadas. Acerca dos resultados obtidos, apresentamos uma reflexão crítica quanto às técnicas de persuasão da publicidade voltada para o público infantil, questionando especificamente a mescla do conteúdo publicitário ao editorial, estratégia identificada por meio das análises.
Palavras-chave: Consumo; Publicidade Infantil; Análise de Discurso
RESUMEN
La publicidad abusiva, la infancia y la sociedad de consumo constituyen un tema controversial. Confrontaciones de opiniones y de intereses giran en torno a esa temática, considerando las posibles pérdidas a la formación del niño, por un lado, y el mercado, por otro. Este trabajo busca una profundización teórica acerca del tema, proponiendo también un estudio empírico. Para eso, adoptamos como procedimiento metodológico el análisis de discurso del corpusconstituido por publicidades impresas en revistas de historietas de Turma da Mônica, criteriosamente seleccionadas. Sobre los resultados obtenidos, presentamos una reflexión crítica en lo que se refiere a las técnicas de persuasión de la publicidad direccionada al público infantil, cuestionando específicamente la mezcla del contenido publicitario al editorial, estrategia identificada por medio de los análisis.
Palabras clave: Consumo; Publicidad Infantil; Análisis del Discurso
ABSTRACT
Abusive advertising, childhood and consumer society constitute a controversial theme. Confrontations of opinions and of interests center around this subject, considering the possible losses to the children’s formation, on one hand, and the market, on the other hand. This study develops a theoretical deepening regarding the thematic, proposing an empirical research as well. Therefore, it has been adopted as a methodological procedure a discourse analysis of the corpus constituted by printed advertising of Turma da Monica comic books, carefully selected. About the results, it is presented a critical reflection on the persuasion techniques applied in advertisement directed to children, questioning specifically the mix of advertising content to the editorial content, a strategy identified through the analysis.
Keywords: Consumption; Child Advertising; Discourse Analysis
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