Dos bondes elétricos a Michael Haneke: um olhar retrospectivo sobre o consumo de imagens de violência
Palavras-chave:
Cinema; Análise Fílmica; Violência Gratuita; Michael HanekeResumo
Resumo
O artigo lança um olhar retrospectivo sobre o consumo de imagens de violência pela sociedade, a fim de melhor compreendê-lo. O ponto de partida é o fim do século 19 e o início do século 20, quando o suspense virou entretenimento. O ponto de chegada é o filme “Violência Gratuita” (1997), no qual Michael Haneke estimula o público a refletir sobre o próprio interesse pelas representações de violência, por meio de um hibridismo entre cinema realista clássico e counter-cinema, da anulação da catarse e da atribuição de um papel à audiência. Além da revisão bibliográfica, o texto traz uma análise dos planos do longa-metragem, sob a perspectiva da construção dos pontos de vista, que reafirma a tese de que é possível promover uma reflexão no público por meio do engendramento da culpa.
Palavras-chave: Cinema; Análise Fílmica; Violência Gratuita; Michael Haneke
Resumen
El artículo dirige una mirada retrospectiva al consumo de imágenes de violencia por la sociedad, con el objetivo de comprenderlo. El punto de partida es el final del siglo 19 y principios del siglo 20, cuando el suspense se convirtió en entretenimiento. El punto de llegada es la película "Funny Games – Juegos Divertidos" (1997), en la que Michael Haneke estimula al público a reflexionar sobre su interés para las representaciones de la violencia, a través de un híbrido entre el cine realista clásico y counter-cinema, la anulación de la catarsis y la atribución de un papel a la audiencia. Además de revisión bibliográfica, el texto aporta un análisis de los planes de la película, desde la perspectiva de la construcción de puntos de vista, que reafirma la tesis de que es posible promover una reflexión en el público por el engendramiento de la culpa.
Palabras clave: Cine; Análisis Fílmico; Funny Games – Juegos Divertidos; Michael Haneke
Abstract
The article directs a retrospective look on the consumption of violent images by society, with the objective of comprehending it. The starting point is the ending of the 19th Century and the beginning of the 20th Century, when suspense became an entertainment. The arrival point is the film “Funny Games” (1997), in which Michael Haneke stimulates the spectators to reflect about their own interest to violent representations, through a hybrid between classic realist cinema and counter-cinema, the prevention of catharsis and the attribution of a role to the audience. In addition to literature review, the text brings an analysis of the movie plans, from the perspective of construction of points of views, which reaffirms the thesis that it is possible to promote a reflection in the public by the engendering of guilt.
Keywords: Cinema; Film Analysis; Funny Games; Michael Haneke
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