O paradigma do sensível na Comunicação

Autores

  • Lucia Santaella

Palavras-chave:

Comunicação; Teorias da Comunicação; Paradigma do sensível; Redes Sociais; Movimentos sociais; Pesquisa empírica na internet.

Resumo

Resumo
Este artigo se dedica a debater o paradigma do sensível na comunicação. Realizamos uma cartografia acerca dos pesquisadores que trabalham a temática do sentir em suas investigações, com interesse por uma compreensão mais profunda e complexa sobre os modos de sentir nas redes sociais, num momento histórico e tecnológico em que a conectividade e a portabilidade apagam fronteiras entre o on e o offline, devendo, assim, ser consideradas quando se quer compreender, por exemplo, a dinâmica das multidões nas ruas.
Palavras-Chaves: Comunicação; Teorias da Comunicação; Paradigma do sensível; Redes Sociais; Movimentos sociais; Pesquisa empírica na internet.


Resumen
Este artículo está dedicado a debater el paradigma del sensible en la comunicación. Realizamos una cartografía de los investigadores que trabajan el tema del sentir en sus proyectos, con interés por una comprensión más profunda y compleja sobre las maneras de sentir en las redes sociales, en un momento histórico y tecnológico en lo cual la conectividad y la portabilidad borran las fronteras del on y del offline, debendo así ser consideradas cuado se desea comprender, por ejemplo, la dinámica de las masas en las calles.
Palabras-chaves: Comunicación; Teorias de la Comunicación; Paradigma del sensible; Redes Sociales; Movimientos sociales; Investigación empírica en la internet.


Abstract
This paper focuses on debating the paradigm of sensitivity in Communication. We have made a cartography of researchers who work with the subject of feeling in their research projects, having an interest in a deeper and more complex understanding of feeling in social networks in a historical and technological moment in which connectivity and portability blur the borders between on and offline, which should be taken into account when one aims to understand, for example, the dynamics of masses on the streets.
Keywords: Communication; Communication Theories; Paradigm of sensitivity; Social Networks; Social Movements; Empirical Research on the Internet.

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Publicado

01-04-2016

Como Citar

SANTAELLA, Lucia. O paradigma do sensível na Comunicação. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 11, n. 1, p. 17–28, 2016. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/102.. Acesso em: 6 nov. 2024.