Branquitude e regimes de visibilidade no cinema brasileiro: uma análise do filme Orfeu (1999)
Palavras-chave:
Cinema brasileiro; Branquitude; Mulheres Negras; Orfeu (1999).Resumo
RESUMO
A pesquisa “A cara do cinema nacional” aponta que as mulheres negras são apenas 4% dos elencos principais do cinema brasileiro comercial no período de 2002-2012. Considerando tais dados e a intersecção de gênero e raça no imaginário cultural brasileiro, este trabalho problematiza, a partir da análise do filme Orfeu (Cacá Diegues, 1999), a imposição da branquitude como ideal estético audiovisual e os regimes de visibilidade oferecidos às mulheres negras.
Palavras-chave: Cinema brasileiro; Branquitude; Mulheres Negras; Orfeu (1999).
RESUMEN
La investigación "A cara do cinema nacional" señala que las mujeres negras son sólo el 4% de los principales elencos de cine brasileño comercial en el período de 2002-2012. Teniendo en cuenta estos datos y la intersección de género y raza en el imaginario cultural brasileño, este trabajo busca cuestionar, a partir de la analisis del filme Orfeu (Cacá Diegues, 1999), la imposición de la blancura como norma estética audiovisual y los regímenes de visibilidade que ofrece a las mujeres negras.
Palabras clave: Cine Brasileño; Blacura; Mujeres Negras; Orfeu (1999).
ABSTRACT
The research "A cara do cinema nacional" highlights that black women are only 4% of the main Brazilian commercial cinema cast in the period of 2002-2012. Considering such data and the intersection of gender and race in the Brazilian cultural imaginary, this work problematize, from the analysis of the movie Orfeu (Cacá Diegues, 1999), the imposition of whiteness as an aesthetic audiovisual ideal and the regimes of visibility offered to black women.
Keywords: Brazilian Cinema; Whiteness; Black Women; Orfeu (1999).
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