Democracia e direitos humanos: aprendizagens para a educação em direitos humanos

Autores

  • Paulo César Carbonari

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.97

Palavras-chave:

democracia, direitos humanos, educação em direitos humanos, Adorno

Resumo

Resumo: No artigo reflete-se sobre a relação entre democracia e direitos humanos considerando os desafios para a educação em direitos humanos de modo contextualizado e em perspectiva emancipadora e libertadora. Inicia-se com uma análise, ainda que suscinta dos traços gerais do contexto que se caracterizam pelo ataque aos direitos humanos e à democracia. Em seguida, busca-se em Theodor Adorno, que se perguntou sobre a Educação após Auschwitz, subsídios históricos para enfrentar a questão no âmbito da educação em direitos humanos. Nele inspirado, busca-se esboçar aprendizagens a serem levadas em conta na perspectiva da educação em direitos humanos como subsídio para o fortalecimento da democracia e a realização dos direitos humanos.

 

 

Democracia y derechos humanos: aprendizajes para la educación en derechos humanos

Resumen: Reflexiona se, en el artículo, sobre la relación entre democracia y derechos humanos considerando los desafíos para la educación en derechos humanos de modo contextualizado y con una perspectiva emancipadora y liberadora. Empieza con un análisis, aunque haga unresumen de los rasgos generales, del contexto que se caracteriza por el ataque a los derechos humanos y la democracia. Luego, se va a Theodor Adorno, quien preguntó sobre Educación después de Auschwitz. Se hace una búsqueda de subsidios históricos para enfrentar el tema en el área de educación en derechos humanos. Inspirándonos en ella, buscamos perfilar aprendizajes a tener en cuenta en la perspectiva de la educación en derechos humanos como un subsidio para el fortalecimiento de la democracia y la realización de los derechos humanos.

Palabras clave: Democracia. Derechos humanos. Educación en derechos humanos. Adorno.

 

Democracy and human rignts: learningfor human rightseducation

Abstract: This article reflects on the relationship between democracy and human rights considering the challenges for human rights education in a contextualized way and in an emancipatory and liberating perspective. It begins with an analysis, although it summarizes the general features of the context that are characterized by the attack on human rights and democracy. Then, Theodor Adorno, who asked about Education after Auschwitz, is searched for historical subsidies to face the issue in the area of human rights education. Inspired by his, we seek to outline learning to be taken into account in the perspective of human rights education as a subsidy for the strengthening of democracy and the realization of human rights.

Keywords: Democracy. Human rights. Human rights education. Adorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Carbonari

Doutor em filosofia pela Unisinos; professor no Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE-RS), de 1991 a 2019; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos no IFIBE; membro da coordenação nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS, 2014 a 2020).

Referências

ADORNO, Theodor W. “Educação após Auschwitz”. In: Educação e Emancipação. 3. ed. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2003, p. 119-138.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991

BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito de História. In: LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses Sobre o Conceito de História. Trad. W. N. Caldeira Brandt [Trad. das teses por J. M. Gagnebin e M. L. Müller]. São Paulo: Boitempo, 2005.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. 2. ed. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CARBONARI, Paulo César. A potencialidade da vítima para ser sujeito ético: construção de uma proposta de ética a partir da condição da vítima. Tese. Doutorado em Filosofia. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). São Leopoldo, 2015.

CARBONARI, Paulo César. Democracia e direitos humanos: reflexões para uma agenda substantiva e abusada. In: BITTAR, Eduardo C. B.; TOSI, Giuseppe (org.). Democracia e educação em direitos humanos numa época de insegurança. João Pessoa: UFPB, 2008. p. 10-27. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wp-content/uploads/2015/11/DEMOCRACIA.DH_.EPOCA_.INSEGURAN%C3%87A.pdfAcesso em 15 jul. 2021.

CRUZ, Giseli Barreto da et. al (org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe /DP et al., 2020 – publicação eletrônica.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo: por que oito famílias têm mais riqueza do que a metade da população do mundo? São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. O anti-Édipo: uma introdução à vida não fascista. Trad. Fernando José Fagundes Ribeiro. Cadernos de Subjetividade. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 198-200, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

HINKELAMMERT, Franz. El sujeto y la lei. El retorno del sujeto reprimido. Heredia, Costa Rica: EUNA, 2003.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. M. B. Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

LACLAU, Ernesto. A razão populista. Trad. C.E. Marcondes de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Trad. Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001.

LEVI, Primo. É isto um homem? Trad. Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

ORNELAS ROSA, Pablo (org.). Fascismo tropical: uma cibercartografia das novíssimas direitas brasileiras. Vitória: Editora Milfontes, 2019

.

RAND, Ayn. A virtude do egoísmo. Trad. OnLine Assessoria de Idiomas. Rev. W. Ling e C. Mendes Prunes. Porto Alegre: Ortiz; IEE, 1991.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 22. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SAFATLE, V. Dar corpo ao impossível: o sentido da dialética a partir de Theodor Adorno. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

Downloads

Publicado

12.12.2021

Como Citar

CARBONARI, P. C. Democracia e direitos humanos: aprendizagens para a educação em direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 2, p. 35–45, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i2.97. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/97. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê