A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA COMO ENFRENTAMENTO AO DESENGAJAMENTO MORAL
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v12i01.279Palavras-chave:
Desengajamento moral, Educação em Direitos Humanos, EscolaResumo
Este ensaio teórico tem como objetivo propor ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades da Educação em Direitos Humanos (EDH) na escola se converter como uma ação de enfrentamento aos mecanismos de desengajamento moral, que é o termo utilizado para definir a forma como as pessoas se liberam de seus padrões morais para cometer ações danosas aos outros sem se sentirem culpadas ou responsáveis pela conduta não moral, buscando dialogar com a literatura voltada à EDH e pesquisas sobre o desengajamento moral. Em tempos nos quais a tecnologização da educação e o uso excessivo de plataformas educacionais, em detrimento da autonomia dos professores, vem ganhando força, enraizando uma educação superficial, pragmática e instrumental, torna-se mister reforçar o papel humanizador da escola e sua responsabilidade com um pacto social defendido pelos Direitos Humanos e pela Educação em Valores Morais, que só pode ser realizada por sujeitos críticos e comprometidos com a democracia.
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