A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA COMO ENFRENTAMENTO AO DESENGAJAMENTO MORAL

Autores

  • Rita Melissa Lepre UNESP - Universidade Estadual Paulista - Professora Associada (Livre-Docente).
  • Isabel Cristina de Campos Mestre em Docência para a Educação Básica pela UNESP-Bauru/SP e Docente IFPR, campus Jacarezinho.

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v12i01.279

Palavras-chave:

Desengajamento moral, Educação em Direitos Humanos, Escola

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo propor ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades da Educação em Direitos Humanos (EDH) na escola se converter como uma ação de enfrentamento aos mecanismos de desengajamento moral, que é o termo utilizado para definir a forma como as pessoas se liberam de seus padrões morais para cometer ações danosas aos outros sem se sentirem culpadas ou responsáveis pela conduta não moral, buscando dialogar com a literatura voltada à EDH e pesquisas sobre o desengajamento moral. Em tempos nos quais a tecnologização da educação e o uso excessivo de plataformas educacionais, em detrimento da autonomia dos professores, vem ganhando força, enraizando uma educação superficial, pragmática e instrumental, torna-se mister reforçar o papel humanizador da escola e sua responsabilidade com um pacto social defendido pelos Direitos Humanos e pela Educação em Valores Morais, que só pode ser realizada por sujeitos críticos e comprometidos com a democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

ARAÚJO. Luiza Mara de Melo. A Educação em direitos humanos: perspectivas e desafios da Educação Básica na cidade de Caruaru-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.

AZZI, R. G. Desengajamento moral na perspectiva da teoria social cognitiva. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 2, p. 208–219, 2011.

BANDURA, A. Moral disengagement in the perpetration of inhumanities. Personality and Social Psychology Review. (Special Issue on Evil and Violence), 3, 193-209, 1999.

BANDURA, A. A evolução da Teoria Social Cognitiva. In. BANDURA, A., AZZI, R. G., POLYDORO, S. A. J. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

FAGUNDES, Leandro de Oliveira; AQUINO, Sueli da Silva; FREITAS, Cledione Jacinto. Da necessidade de ensinar Direitos Humanos e Fundamentais na Educação Básica. In. Direito e Sociedade: uma visão multidisciplinar sobre direitos e garantias fundamentais, desafios, reflexões e futuro. Curitiba: Editora Bagai, 2021.

HILLESHEIM, L.; HOFFMANN, J. E. dos S.; BARRETO, K. A.; WUO, A. S. Direitos humanos e educação: como se expressam DCN e na BNCC. Revista Intersaberes, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 501–527, 2021.

LEPPOS, Denise Aparecida de Paulo Ribeiro; GARAY, Mónica Guerrero (orgs.). Educação e Pandemia: reflexões acerca dos discursos sobre a escola em tempos de ensino remoto. Curitiba-PR, Editora Bagai, 2023.

BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Programa Ética e Cidadania, construindo valores na escola e na sociedade. MEC/SEB: 2007.

FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari.. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cadernos CEDES, v. 30, n. 81, p. 233–249, maio 2010.

IGLESIAS, F. Desengajamento moral. In A. BANDURA, R. G. AZZI, & S. POLYDORO (Org.), Teoria social cognitiva: conceitos básicos (pp. 165-176). Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

LEPRE, R. M.; ARRUDA, A.C J.Z; FERREIRA, P. E; OLIVEIRA, B. O desenvolvimento do juízo moral segundo a Epistemologia Genética de Jean Piaget e suas contribuições para a Educação. In. LEPRE, R. M.; ARRUDA, A. C. J. Z. Moralidade, escola e contemporaneidade: bases teóricas e relatos de experiências. Bauru: Gradus, 2020.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança (1932). São Paulo: Summus, 1994. PIOVENSAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2018.

RAYO, José Tuvilla. Educação em direitos humanos: rumo a uma perspectiva global. 2. ed. PortoAlegre: ArtMed, 2013.

LEMOS, Kaé Stoll Colvero. A normatização da educação moral e cívica (1961-1993). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração de Políticas e Instituições Educacionais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, 2011.

MENIN, Maria Suzana De Stefano. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 91-100, jan./jun. 2002.

LA TAILLE, Yves. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos na educação básica: Reflexões sobre sua prática pedagógica em escolas públicas. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 8, n. 2, p. 46-62, 2020.

NOZU, Washington Cesar Shoiti; RIBEIRO, Eduardo Adão; CABRAL, Rafael Lamera Giesta. Educação em direitos humanos na educação básica: Indicadores da produção científica. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 8, n. 2, p. 63-80, 2020.

SENIW, Rafael Meira; WOLKMER, Antonio Carlos; SARMENTO, Dirléia Fanfa. Educação em direitos humanos na educação básica: mapeamento da produção acadêmico-científica de 2012 a 2017. SEFIC 2020, 2021.

SANTOS, Robério Gomes; SANTOS, Liliane Gomes; SANTOS, Antônia Gabrielly Araújo. Educação em Direitos Humanos nas escolas brasileiras: contexto, possibilidades e desafios. Revista EducaçãoUNG-Ser, v. 17, n. 1, p. 8-22, 2022.

RUOTTI, Caren; SILVA, Inessa; TABARINO, Helena Cacciacarro. Encontros Entre Arte-Educação e Educação em Direitos Humanos: cultivando caminhos para uma vivência humanizadora. Revista Debates Insubmissos, v. 5, n. 17, p. 178–216, 2022.

VIEIRA, Jaira Ruama Oliveira de Sousa. Educação em direitos humanos: diálogos e reflexões em uma escola pública da cidade de João Lisboa – MA. 2022. 151 f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas. Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.

SILVEIRA, André Bakker; SILVA, Cássia Cristina Moretto; MEYER, Patrícia. Primeiros Passos para Educar em Direitos Humanos: o grupo de estudos do Instituto Aurora com o IFPR. EXTENDERE, v. 8, n. 2, 2022.

MENDES JÚNIOR, José Ferreira. Educação popular e direitos humanos: contribuições para a formação de educandos do ensino médio no assentamento Califórnia, Açailândia-MA. 2022. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) -Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.

VALIDO, Janeíne de Oliveira et al. Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo. Congresso Nacional de Educação - CONEDU. 2024.

Downloads

Publicado

01.07.2024

Como Citar

LEPRE, R. M.; DE CAMPOS, I. C. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA COMO ENFRENTAMENTO AO DESENGAJAMENTO MORAL. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 12, n. 01, p. 45–58, 2024. DOI: 10.5016/ridh.v12i01.279. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/279. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos