A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA COMO ENFRENTAMENTO AO DESENGAJAMENTO MORAL

Autores

  • Rita Melissa Lepre UNESP - Universidade Estadual Paulista - Professora Associada (Livre-Docente).
  • Isabel Cristina de Campos Mestre em Docência para a Educação Básica pela UNESP-Bauru/SP e Docente IFPR, campus Jacarezinho.

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v12i01.279

Palavras-chave:

Desengajamento moral, Educação em Direitos Humanos, Escola

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo propor ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades da Educação em Direitos Humanos (EDH) na escola se converter como uma ação de enfrentamento aos mecanismos de desengajamento moral, que é o termo utilizado para definir a forma como as pessoas se liberam de seus padrões morais para cometer ações danosas aos outros sem se sentirem culpadas ou responsáveis pela conduta não moral, buscando dialogar com a literatura voltada à EDH e pesquisas sobre o desengajamento moral. Em tempos nos quais a tecnologização da educação e o uso excessivo de plataformas educacionais, em detrimento da autonomia dos professores, vem ganhando força, enraizando uma educação superficial, pragmática e instrumental, torna-se mister reforçar o papel humanizador da escola e sua responsabilidade com um pacto social defendido pelos Direitos Humanos e pela Educação em Valores Morais, que só pode ser realizada por sujeitos críticos e comprometidos com a democracia.

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Publicado

01.07.2024

Como Citar

LEPRE, R. M.; DE CAMPOS, I. C. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA COMO ENFRENTAMENTO AO DESENGAJAMENTO MORAL. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 12, n. 01, p. 45–58, 2024. DOI: 10.5016/ridh.v12i01.279. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/279. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos