Geografia e direitos humanos: uma reflexão em tempo de pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v8i2.27Palavras-chave:
Geografia, Direitos humanos, Ensino de geografia, GeoéticaResumo
Como a Geografia contribuiu, contribui e/ou pode contribuir para os avanços (e/ou para os recuos) do processo histórico de construção de uma cultura de respeito à dignidade humana? O objetivo deste sucinto artigo é responder a essa questão, como parte da proposta deste dossiê que almeja a reflexão acerca de como cada ciência, neste caso a Geografia, dialoga com os direitos humanos, no contexto deste tempo de pandemia da Covid-19. Nosso caminho ou método principal é o diálogo teórico com alguns geógrafos/as brasileiros e internacionais, que suscitam a aproximação com aspectos da temática deste escrito. As preocupações com os direitos humanos estão dispersas na Geografia, ou em obras de diversos geógrafos. O ensino de Geografia é um dos instrumentos para a democratização dos direitos humanos em todos os níveis de escolaridade, especialmente na Educação Básica.
Geography and human rights: a reflection in time of the pandemic Covid-19
How did Geography contribute, contribute and / or can contribute to the advances (and / or setbacks) of the historical process of building a culture of respect for human dignity? The purpose of this succinct article is to answer this question, as part of the proposal of this Dossier that aims to reflect on how each science, in this case Geography, dialogues with Human Rights, in the context of this time of the Covid-19 pandemic. Our main path or method is the theoretical dialogue with some Brazilian and international geographers, who bring us closer to aspects of the theme of this writing. Concerns about Human Rights are dispersed in Geography, or in the works of several geographers. The teaching of Geography is one of the instruments for the democratization of Human Rights at all levels of education, especially in Basic Education.
Keywords: Geography. Human Rights. Teaching Geography. Geoethics.
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