Geografia e direitos humanos: uma reflexão em tempo de pandemia Covid-19

Autores

  • Alberto Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v8i2.27

Palavras-chave:

Geografia, Direitos humanos, Ensino de geografia, Geoética

Resumo

Como a Geografia contribuiu, contribui e/ou pode contribuir para os avanços (e/ou para os recuos) do processo histórico de construção de uma cultura de respeito à dignidade humana? O objetivo deste sucinto artigo é responder a essa questão, como parte da proposta deste dossiê que almeja a reflexão acerca de como cada ciência, neste caso a Geografia, dialoga com os direitos humanos, no contexto deste tempo de pandemia da Covid-19. Nosso caminho ou método principal é o diálogo teórico com alguns geógrafos/as brasileiros e internacionais, que suscitam a aproximação com aspectos da temática deste escrito. As preocupações com os direitos humanos estão dispersas na Geografia, ou em obras de diversos geógrafos. O ensino de Geografia é um dos instrumentos para a democratização dos direitos humanos em todos os níveis de escolaridade, especialmente na Educação Básica. 

 

Geography and human rights: a reflection in time of the pandemic Covid-19

How did Geography contribute, contribute and / or can contribute to the advances (and / or setbacks) of the historical process of building a culture of respect for human dignity? The purpose of this succinct article is to answer this question, as part of the proposal of this Dossier that aims to reflect on how each science, in this case Geography, dialogues with Human Rights, in the context of this time of the Covid-19 pandemic. Our main path or method is the theoretical dialogue with some Brazilian and international geographers, who bring us closer to aspects of the theme of this writing. Concerns about Human Rights are dispersed in Geography, or in the works of several geographers. The teaching of Geography is one of the instruments for the democratization of Human Rights at all levels of education, especially in Basic Education.

Keywords: Geography. Human Rights. Teaching Geography. Geoethics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Pereira dos Santos

Doutor em Geografia Humana pela FFLCH-USP. Professor do Instituto de Geografia da UERJ.

Referências

ANDRADE, Manuel C. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.

ANDREOPOULOS, George J. Educação em direitos humanos no contexto pós-Guerra Fria. In: CLAUDE, Richard P. & ANDREOPOULOS, George J. (org.). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: EDUSP, Núcleo de Estudos sobre a Violência, 2007, p. 45-60.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1994.

CASTRO, Josué de. Geografia da Fome: a fome no Brasil. Rio de Janeiro: Cruzeiro, 1946.

CASTRO, Josué de. Geopolítica da Fome. Rio de Janeiro: Caso do Estudante, 1951.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Rio de Janeiro, 2010.

KROPOTKIN, P. O que a geografia deve ser? In: KROPOTKIN, P.; RÉCLUS, É. Escritos sobre educação e geografia. São Paulo: Terra Livre, 2014.

KROPOTKIN, P. A conquista do pão. Rio de Janeiro: Achiamé, 2014.

LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas-SP: Papirus,1989.

LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 1999.

MORAES, Antonio C. R. Geografia – pequena história crítica. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1987.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 10. ed. São Paulo: Cortez/Unesco, 2005.

PEREIRA DOS SANTOS, Alberto. Geografia e educação em direitos humanos na cidade de São Paulo. GeoUERJ, Rio de Janeiro, n. 33, p. 1-22, 2018.

PEREIRA DOS SANTOS, Alberto. Geopolítica das igrejas e anarquia religiosa no Brasil: por uma Geoética. Rio de Janeiro: Faperj/Gramma, 2015.

PEREIRA DOS SANTOS, Alberto. Geoética e relações internacionais. GeoUERJ, Rio de Janeiro, n. 24, p. 479-508, 2012.

PEREIRA DOS SANTOS, Alberto. Introdução à Geografia das religiões. GEOUSP, São Paulo, n. 11, p. 22-33, 2002.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. São Paulo: Hucitec, 1978.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Hucitec, 1987.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

VESENTINI, J. William. A capital da geopolítica. São Paulo: Ática, 1986.

VESENTINI, J. William. Para uma geografia crítica na escola

Downloads

Publicado

26.11.2020

Como Citar

SANTOS, A. P. dos. Geografia e direitos humanos: uma reflexão em tempo de pandemia Covid-19. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 8, n. 2, p. 189–202, 2020. DOI: 10.5016/ridh.v8i2.27. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/27. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos