Os direitos humanos no ensino de Psicologia: entre ciência e compromisso político
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v8i2.15Palavras-chave:
Educação em direitos humanos, Formação em Psicologia, Teoria CríticaResumo
O artigo discute a necessária articulação, na formação em Psicologia, entre os ideais de fazer prático, científico e o compromisso ético-político, tomando como ponto de partida a contradição expressa no progresso do esclarecimento: todo objeto da cultura e da ciência também contém elementos de barbárie. A formação em Psicologia é destacada porque a grande diversidade de matrizes epistemológicas que a compõe não impediu que a categoria estabelecesse um compromisso por consubstanciar direitos humanos na atuação profissional, reconhecendo o potencial de barbárie da aplicação da ciência psicológica. Procura-se identificar em que sentidos os direitos humanos foram lidos pela categoria dos psicólogos e como isso pode se refletir em estratégias para lidar com as contradições da ciência psicológica em um momento de crise dos valores relacionados aos direitos humanos e à formação.
Human Rights in Psychology Education: between science and political commitment
The article discuss the necessary articulation, in Psychology education, between different ideals of practical, scientific and ethical-political commitment, taking as a starting point the contradiction expressed in the progress of enlightment: every object of culture and science also contains barbaric elements. Psychology training is highlighted because the great diversity of epistemological matrices did not prevent the category from establishing a commitment to consolidate human rights in professional practice, recognizing the barbaric potential of the application of psychological science. It seeks to identify in which senses human rights were read by the category of psychologists and how this can be reflected in strategies to deal with the contradictions of psychological science in a time of crisis of values related to human rights and training.
Keywords: Human rights education. Psychology education. Critical Theory.
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