Educação e engajamento em favor dos direitos humanos

Potencialidades e limites dos cursos livres online da Anistia Internacional

Autores

  • Teresa Cristina Schneider Marques Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v10i1.122

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Organizações não-governamentais, Ativismo transnacional, Ferramentas Digitais

Resumo

Resumo: Os cursos online podem ser entendidos enquanto uma das transformações mais significativas da Educação em Direitos Humanos, visto que passaram a fazer parte do repertório de ação de atores diversos. As organizações não-governamentais com a atuação internacional fazem parte dos atores atuantes na promoção da EDH que passaram a efetivar cursos dessa natureza. No presente artigo, apresentamos um estudo do caso dos cursos disponibilizados pela Anistia Internacional no seu aplicativo Amnesty’s Human Rights Academy. Por meio da análise qualitativa de documentos diversos e cursos disponibilizados pela organização, buscamos compreender as potencialidades da plataforma digital para a educação em direitos humanos e para o engajamento político transnacional. Para tanto, partimos de diálogo teórico entre a sociologia da educação e os estudos sobre engajamento político. A pesquisa indicou que a educação online pode ser entendida enquanto uma forma de relações das organizações não-governamentais com educação. Ela demonstra ter potencial para alcançar a juventude em contextos excepcionais e autoritários, sobretudo ao permitir a abordagem de temas contemporâneos diversos, ainda que também conte com limitações.

 

Educación y compromiso por los derechos humanos: potencial y límites de los cursos gratuitos en línea de Amnistía Internacional

Resumen: Los cursos en línea pueden entenderse como una de las transformaciones más significativas de la Educación en Derechos Humanos, ya que se han convertido en parte del repertorio de acción de diferentes actores. Las organizaciones no gubernamentales con operaciones internacionales son parte de los actores involucrados en la promoción de la EDH que han comenzado a realizar cursos de esta naturaleza. En este artículo, presentamos un estudio de caso de los cursos proporcionados por Amnistía Internacional en su aplicación Academia de Derechos Humanos de Amnistía. A través del análisis cualitativo de varios documentos y cursos proporcionados por la organización, buscamos comprender el potencial de la plataforma digital para la educación en derechos humanos y para el compromiso político transnacional. Para ello, partimos de un diálogo teórico entre la sociología de la educación y los estúdios sobre compromiso politico. La investigación indicó que la educación en línea puede entenderse como una forma de relación entre las organizaciones no gubernamentales y la educación. Demuestra el potencial para llegar a la juventud en contextos excepcionales y autoritarios, especialmente al permitir el abordaje de diversos temas contemporáneos, aunque también tiene limitaciones.

Palabras clave: Organizaciones no gubernamentales. Educación en derechos humanos. Activismo transnacional. Amnistía Internacional.

 

Education and engagement for human rights: potential and limits of Amnesty International’s open online courses

Abstract: Online courses can be understood as one of the most significant transformations in Human Rights Education, as they became part of the action repertoire of different actors. Non-governmental organizations with an international presence are part of the actors active in promoting EDH, who started to carry out courses of this nature. In this article, we present a case study of the courses made available by Amnesty International in its Amnesty’s Human Rights Academy app. Through the qualitative analysis of various documents and courses provided by the organization, we seek to understand the potential of the digital platform for human rights education and for transnational political engagement. To do so, we start from a theoretical dialogue between the sociology of education and studies about political engagement. The research indicated that online education can be understood as a form of relationship between non-governmental organizations and education. It demonstrates the potential to reach youth in exceptional and authoritarian contexts, especially by allowing the approach of diverse contemporary themes, although it also has limitations.

Keywords: Non-governmental organizations. Human rights education. Transnational activism. Amnesty International

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Biografia do Autor

Teresa Cristina Schneider Marques, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral em Sociologia das Relações Internacionais no Institut dÉtudes Politiques de Paris (Sciences Po). Concluiu pós-doutorado (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora adjunta dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Filosofia da PUCRS. 

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Publicado

14.06.2022

Como Citar

SCHNEIDER MARQUES, T. C. . Educação e engajamento em favor dos direitos humanos: Potencialidades e limites dos cursos livres online da Anistia Internacional. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 10, n. 1, p. 163–189, 2022. DOI: 10.5016/ridh.v10i1.122. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/122. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos