Educação e engajamento em favor dos direitos humanos

Potencialidades e limites dos cursos livres online da Anistia Internacional

Autores

  • Teresa Cristina Schneider Marques Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v10i1.122

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Organizações não-governamentais, Ativismo transnacional, Ferramentas Digitais

Resumo

Resumo: Os cursos online podem ser entendidos enquanto uma das transformações mais significativas da Educação em Direitos Humanos, visto que passaram a fazer parte do repertório de ação de atores diversos. As organizações não-governamentais com a atuação internacional fazem parte dos atores atuantes na promoção da EDH que passaram a efetivar cursos dessa natureza. No presente artigo, apresentamos um estudo do caso dos cursos disponibilizados pela Anistia Internacional no seu aplicativo Amnesty’s Human Rights Academy. Por meio da análise qualitativa de documentos diversos e cursos disponibilizados pela organização, buscamos compreender as potencialidades da plataforma digital para a educação em direitos humanos e para o engajamento político transnacional. Para tanto, partimos de diálogo teórico entre a sociologia da educação e os estudos sobre engajamento político. A pesquisa indicou que a educação online pode ser entendida enquanto uma forma de relações das organizações não-governamentais com educação. Ela demonstra ter potencial para alcançar a juventude em contextos excepcionais e autoritários, sobretudo ao permitir a abordagem de temas contemporâneos diversos, ainda que também conte com limitações.

 

Educación y compromiso por los derechos humanos: potencial y límites de los cursos gratuitos en línea de Amnistía Internacional

Resumen: Los cursos en línea pueden entenderse como una de las transformaciones más significativas de la Educación en Derechos Humanos, ya que se han convertido en parte del repertorio de acción de diferentes actores. Las organizaciones no gubernamentales con operaciones internacionales son parte de los actores involucrados en la promoción de la EDH que han comenzado a realizar cursos de esta naturaleza. En este artículo, presentamos un estudio de caso de los cursos proporcionados por Amnistía Internacional en su aplicación Academia de Derechos Humanos de Amnistía. A través del análisis cualitativo de varios documentos y cursos proporcionados por la organización, buscamos comprender el potencial de la plataforma digital para la educación en derechos humanos y para el compromiso político transnacional. Para ello, partimos de un diálogo teórico entre la sociología de la educación y los estúdios sobre compromiso politico. La investigación indicó que la educación en línea puede entenderse como una forma de relación entre las organizaciones no gubernamentales y la educación. Demuestra el potencial para llegar a la juventud en contextos excepcionales y autoritarios, especialmente al permitir el abordaje de diversos temas contemporáneos, aunque también tiene limitaciones.

Palabras clave: Organizaciones no gubernamentales. Educación en derechos humanos. Activismo transnacional. Amnistía Internacional.

 

Education and engagement for human rights: potential and limits of Amnesty International’s open online courses

Abstract: Online courses can be understood as one of the most significant transformations in Human Rights Education, as they became part of the action repertoire of different actors. Non-governmental organizations with an international presence are part of the actors active in promoting EDH, who started to carry out courses of this nature. In this article, we present a case study of the courses made available by Amnesty International in its Amnesty’s Human Rights Academy app. Through the qualitative analysis of various documents and courses provided by the organization, we seek to understand the potential of the digital platform for human rights education and for transnational political engagement. To do so, we start from a theoretical dialogue between the sociology of education and studies about political engagement. The research indicated that online education can be understood as a form of relationship between non-governmental organizations and education. It demonstrates the potential to reach youth in exceptional and authoritarian contexts, especially by allowing the approach of diverse contemporary themes, although it also has limitations.

Keywords: Non-governmental organizations. Human rights education. Transnational activism. Amnesty International

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Cristina Schneider Marques, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral em Sociologia das Relações Internacionais no Institut dÉtudes Politiques de Paris (Sciences Po). Concluiu pós-doutorado (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora adjunta dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais e Filosofia da PUCRS. 

Referências

ALMEIDA, R. Estudo de Caso: foco temático e diversidade metodológica. In: Alonso, A. & Miranda, D. (Eds.), Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo. Sesc São Paulo/CEBRAP, São Paulo, 2016.

BADIE, B. Le diplomate et l’intrus: l’entrée dês societés dasn l’arène internationale. Paris: Fayard, 2008.

BAXTO, W.; CARNEIRO, V. Uso das TIC na educação superior à distância. Educação (Porto Alegre), v. 42, n. 1, p. 35-43, jan.-abr, 2019.

CLARK, J. (ed.) Globalizing Civic Engagement: civil society and transnational action. Earthscan, 2003.

CRÉMIEU, A.; LEFAIT, P. Amnesty International a 50 ans. Paris: le cherche-midi, 2011.

DEVIN, G. Introduction: Les solidarités transnationales, phénomène social à l’échelle mondiale. p. 17-18. In: Devin, G (Ed.). Les solidarités transnationales. Paris: L’Harmattan, 2004.

DELLA PORTA, D.; TARROW, S. Transtional protest and global activism: people, passions and power. Oxford, 2005.

FLOWERS, N. How to define Human Rights education? In: Georgy, V. & Seberich, M. (Eds.). International perspectives in human rights education. Gütersloh: Bertelsmann Foundation Publishers, 2004.

FLOWERS, N. Afterword. In: Bajaj, M. Human Rights Education: Theory, Reserch Praxis. Philadelphia: University of Pensylvania Press, 2017.

FERABOLLI, S. Entre a revolução e o consenso: os rumos da Primavera Árabe

Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 51, p. 101-109, jan./jun, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 6ª edição, 2021.

GAXIE, D. Retribuitions du militantism et paradoxe de l’action collective. Swiss Political Science Review 11 (1): 157-188, 2005. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/j.1662-6370.2005.tb00051.x

GOHN, M. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v. 16 n. 47 maio-ago, 2011.

GOHN, M. Educação Não Formal e o Educador Social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção Questões da

Nossa Época; v. 1).

GORCZEVSKI, C.; TAUCHEN, G. Educação em Direitos humanos: para uma cultura da paz. Educação, 31(1), 2008. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2760

HERNANDEZ, M.; VRECHE, C. A contribuição da Anistia Internacional na criação do Alto Comissariado da ONU para os Direitos humanos. BJIR, Marília, v. 5, n. 1, p. 61-96, jan/abr, 2016. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/5942

ION, Jacques. S’engager dans une societé d’individus. Paris: Armand Colin, 2012, 214p.

KECK, M.; SIKKINK, K. Activists beyon borders: advocacy networks in international politics. Cornell University Press: 1998.

LAFAYE, C.; BLIC, D. Singulière mobilisation, le Réseau éducation sans fronteires. Revue Projet, 2 (n°321), p. 12 -19, 2011.

MCADAM, D.; PAULSEN, R. “Specifying the Relationship between Social Ties and Activism”. American Journal of Sociology, vol. 99, no 3, pp. 640-667, 1993.

MEMMI, D. L’Engagement politique. In: Grawitz, M. & Leca, J. (eds.). Traité de Science Politique. v. 3: L’Action politique. Paris, PUF, 1985.

MEIRELLES, R. Acender as velas já é profissão: a atuação da Anistia Internacional em relação ao Brasil durante a Ditadura. São Paulo, Universidade de São Paulo. Tese de doutorado (Programa de pós-graduação em História Social), 2016.

MERRY, S. Transnational rights and local activism: Mapping the midle. American Anthropologist. Vol.108, n.1 (Mar.), pp.38-51, 2006.

NORLANDER, R. The Contributions of Digital Communications Technology to Human Rights Education: A Case Study of Amnesty International. Dissertation. 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED566203

OFFERLÉ, M. Sociologie des groupes d’intéret. Paris: Montchrestien, 1998.

PAVANI, M. O uso das ferramentas digitais pelo ativismo drag e suas possibilidades didático-pedagógicas. In: Almeida, E.; Pinheiro, L.; Groppo, L. & Iriart, M. (org.). Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos: uma antologia do GT03 da ANPED. São Carlos: Pedro e João editores, 2021.

POINSOT, É. Vers une lecture économique et sociale des droits humains: l’évolution d’Amnesty International. Revue Française de science politique, 2004/3 Vol.54, p.399-420. https://www.cairn.info/revue-francaise-de-science-politique-2004-3-page-399.htm

SCAVINO, S. B.; CANDAU, V. M. Desigualdade, conectividade e direito à educação em tempos de pandemia. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 8, n. 2, p. 121–132, 2020. DOI: 10.5016/ridh.v8i2.20. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/20. Acesso em: 11 maio. 2022.

SNOW, D.; ROCHEFORD, E.; WORDEN, S.; BENFORD, R. Frame alignment processes, micromobilization, and movement participation. American Sociological Review, v. 51, n. 4, p. 464-481, ago, 1986. https://www.jstor.org/stable/2095581?seq=1

SIMEANT, J. Des mouvements nouveaux et globaux ? Sur les mouvements sociaux “transnationaux” dans quelques ouvrages récents. Communication au 8e Congrès de l’Association Française de Sciences Politiques, Lyon, 14-15 septembre 2005.

TARROW, S. The new transnational activism. New York: Cambridge University Press, 2005.

TARROW, S. O poder em movimento: movimentos sociais e confronto político. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

TILLY, C. Regimes and Repertoires. Chicago: University of Chicago Pres, 2006.

TILLY, C.; TARROW, S. Politique(s) du conflit: de la greve à la Revolution. Paris: Sciences Po, 2008.

TORRICO, W. Redes e educação: influências digitais e temas de sociologia. Monografia (Especialização em “Mídia, informação e cultura”), Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (USP), 2020.

VALENÇA, M.; Tostes, A. O storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Carta Internacional. Belo Horizonte, v.14, n.2, p.221-243, 2019.

VRECHE, C. À luz de vela: o ativismo transnacional da Anistia Internacional durante o regime militar brasileiro (1964-1985). Dourados: Universidade Federal de Grande Dourados – Programa de pós-graduação em Sociologia (dissertação de mestrado), 2017.

VRECHE, C. Enquadrando pautas de mobilização: a tortura nas campanhas da Anistia Internacional. In 43º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Caxambu, Anais do 43º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2019.

VERS UN autre militantismo: Entretien avec Johanna Siméant. In Crémieu, A. & Lefait, P Amnesty International a 50 ans. Paris: le cherche-midi, 2011.

Documentos e páginas da Anistia Internacional:

AMNESTY Internacional. Report 1986. London: Amnesty International publications, 1988. https://www.amnesty.org/en/search/?documentType=Annual+Report&sort=date&p=7.

AMNESTY Internacional. 10 quotes on the power of human rights education. Amnesty.org. Education. Feb 16, 2010. https://www.amnesty.org/en/latest/education/2016/02/10-quotes-on-the-power-of-human-rights-education/

AMNNESTY International. 6 free online courses to learn more about human rights. Amnesty.org. June 15, 2016 https://www.amnesty.org/en/latest/education/2016/06/six-free-online-courses-to-learn-more-about-human-rights/?fbclid=IwAR1LPa6k0tSRVdX1WetgM4oxcxbHX2WQdeAZPx2RlqBhUMGxAtTGom97u3U

AMNESTY Internacional. Amnesty International Human Rights Education 2018. First published in 2019 by Amnesty International Ltd. https://reliefweb.int/sites/reliefweb.int/files/resources/POL3202172019ENGLISH.PDF

AMNESTY International. Amnesty’s Human Rights Academy: Amplifying the voices of a generation calling for change. Amnesty.org. Education. July 15, 2019a. https://www.amnesty.org/en/latest/education/2019/07/human-rights-academy-mena/

AMNESTY International. Amnesty launches human rights learning app to equip next generation of activists. Amnesty.org. Presse Release. Octobre 29, 2020a. https://www.amnesty.org/en/latest/press-release/2020/10/amnesty-launches-human-rights-learning-app-to-equip-next-generation-of-activists/

ANISTIA Internacional Brasil. Facebook page. Post de 20 de julho de 2020. Disponível em:

https://anistia.org.br/evento/inscreva-se-no-curso-online-gratuito-sobre-direitos-humanos/?fbclid=IwAR1s-kULLpKK1KCy0wDW83u6G5MC4tJkxZwY0JEacXMokPB9zUS0iWRHn4k

AMNESTY International. Teacher’s Guide to Amnesty’s Human Rights Academy. Amnesty.org. Education. September 4, 2020b. https://www.amnesty.org/en/latest/education/2020/09/teachers-guide-to-amnestys-human-rights-academy/

ANISTIA Internacional. Uma introdução aos Direitos Humanos (curso). Amnesty Human rights Academy. 2021a. https://academy.amnesty.org/pages/15/home

ANISTIA Internacional. Catálogo de cursos. Amnesty Human rights Academy. 2021b. https://academy.amnesty.org/learn/catalog

ANISTIA Internacional. Introdução à Anistia Internacional (curso). Amnesty Human rights Academy. 2021c. https://academy.amnesty.org/pages/15/home

ANISTIA Internacional. Defensoras e defensores de direitos humanos (curso). Amnesty Human rights Academy. 2021d. https://academy.amnesty.org/pages/15/home

Páginas de internet e outros materiais:

WHITEHEAD, A. Para Hobsbawm, o protagonismo da classe média marca

revoltas de 2011. BBC Brasil.23 de dezembro de 2011.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/12/111223_hobbsbawm_2011_classe_

media_bg.shtml

ONU ; UNESCO. Plan of Action for the First Phase of the World Programme for Human Rights Education. Paris: Unesco, 2006. https://www.ohchr.org/EN/PublicationsResources/Pages/TrainingEducation.aspx

Amnesty International. AmnestyinternationalX. Edx. 2016. https://www.edx.org/school/amnestyinternationalx

Downloads

Publicado

14.06.2022

Como Citar

SCHNEIDER MARQUES, T. C. . Educação e engajamento em favor dos direitos humanos: Potencialidades e limites dos cursos livres online da Anistia Internacional. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 10, n. 1, p. 163–189, 2022. DOI: 10.5016/ridh.v10i1.122. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/122. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos