A inserção dos direitos humanos nos cursos de engenharia: um novo caminho
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.109Palavras-chave:
Direitos humanos, Tecnologia Social, Economia SolidáriaResumo
Resumo: Este artigo traz uma pesquisa realizada em caráter de projeto piloto, numa Universidade da cidade Curitiba, Estado do Paraná, com o objetivo de compreender, se há necessidade da inclusão de temáticas voltadas ao contexto dos Direitos Humanos, nos cursos de Engenharias. Por meio da abordagem qualitativa, foi realizada a inserção de dois questionários em duas turmas de graduandos, de forma anônima e voluntária, sobre suas impressões e conhecimentos sobre temas voltados aos Direitos Humanos. Autores como Benevides; Amorim; Rego (2018); Sacavino (2009); Dagnino e Novaes (2008), dentre outros, deram sustentação teórica a pesquisa. A partir dos achados, buscou-se a inserção das temáticas nas disciplinas de Tecnologia Social e Economia Solidária. Por fim, acreditamos que a partir desta pesquisa, deve haver mais investigações sobre a inserção da temática dos Direitos Humanos em cursos de Engenharias.
La inserción de los derechos humanos en los cursos de ingeniería: un nuevo caminho
Resumen: Este artículo presenta una investigación realizada como proyecto piloto, en una Universidad de la ciudad de Curitiba, Estado de Paraná, con el fin de comprender si es necesario incluir temas relacionados con el contexto de los Derechos Humanos en los cursos de Ingeniería. A través del enfoque cualitativo, se insertaron dos cuestionarios en dos grupos de pregrado, de forma anónima y voluntaria, sobre sus impresiones y conocimientos sobre temas relacionados con los Derechos Humanos. Autores como Benevides; Amorim; Rego (2018); Sacavino (2009); Dagnino y Novaes (2008), entre otros, dieron soporte teórico a la investigación. A partir de los hallazgos, buscamos insertar los temas en las disciplinas de Tecnología Social y Economía Solidaria. Finalmente, creemos que a partir de esta investigación, deberían realizarse más investigaciones sobre la inserción del tema de Derechos Humanos en los cursos de Ingeniería.
Palabras clave: Derechos humanos. Tecnología social. Economía Solidaria
The insertion of human rights in engineering courses: a new path
Abstract: This article presents a research carried out as a pilot project, at a University in the city of Curitiba, State of Paraná, in order to understand if there is a need to include themes related to the context of Human Rights in Engineering courses. Through a qualitative approach, two questionnaires were inserted in two groups of undergraduates, anonymously and voluntarily, about their impressions and knowledge about topics related to Human Rights. Authors such as Benevides; Amorim; Rego (2018); Sacavino (2009); Dagnino and Novaes (2008), among others, gave theoretical support to the research. Based on the findings, we sought to include the themes in the subjects of Social Technology and Solidarity Economy. Finally, we believe that based on this research, there should be more investigations on the insertion of the theme of Human Rights in Engineering courses.
Keywords: Human rights. Social Technology. Solidarity Economy
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