Por uma educação em direitos humanos alicerçada no legado de Hannah Arendt
DOI:
https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.103Palavras-chave:
educação, direitos humanos, TotalitarismoResumo
Resumo: O presente trabalho pretende analisar as reflexões político-filosóficas de Hannah Arendt, volvendo o olhar para a sua teia conceitual sobre a educação e os direitos humanos, a fim de detectar os fios constituintes, capazes de fundamentar os pilares universais inerentes à dimensão da educação em direitos humanos, na perspectiva arendtiana. Partindo metodologicamente do estudo bibliográfico de obras como Origens do Totalitarismo e o ensaio A Crise na Educação, Arendt traz à tona o conceito de responsabilidade pelo mundo como tarefa da educação, uma vez que a ação educativa deve ser um verdadeiro baluarte da natalidade, em que se conserva o resguardo da chegada de uma nova geração, caracterizada como uma espécie de milagre que irá redimir a humanidade outra vez. Nesse sentido, esta pesquisa intenta emergir, segundo a reflexão arendtiana, os elementos fundantes, do processo formativo de uma educação aos direitos humanos, assecuratória de que a confiança na salvação potencial do mundo reside no banal fato de que a espécie humana se regenera constantemente, mesmo em tempos obscurantistas como os que vivenciamos no atual cenário da educação brasileira.
Por una educación en derechos humanos basada en el legado de Hannah Arendt
Resumen: El presente trabajo pretende analizar las reflexiones político-filosóficas de Hannah Arendt, a partir de su red conceptual sobre educación y derechos humanos, con el fin de detectar los hilos constitutivos, capaces de fundamentar los pilares universales inherentes a la dimensión de la educación en derechos humanos, desde una perspectiva arendtiana. Partiendo metodológicamente del estudio bibliográfico de obras como Orígenes del totalitarismo y el ensayo La crisis de la educación, Arendt plantea el concepto de responsabilidad con el mundo como tarea educativa, ya que la acción educativa debe ser un verdadero bastión de nacimiento, en el que Se conserva la protección de la llegada de una nueva generación, caracterizada como una especie de milagro que redimirá nuevamente a la humanidad. En este sentido, esta investigación pretende emerger, según la reflexión arendtiana, los elementos fundacionales, del proceso formativo de una educación en derechos humanos, asegurando que la confianza en la potencial salvación del mundo radica en el banal hecho de que la especie humana constantemente se regenera, incluso en tiempos oscurantistas como los que vivimos en el escenario actual de la educación brasileña.
Palabras clave: Educación. Derechos humanos. Totalitarismo.
For human rights education grounded in Hannah Arendt’s legacy
Abstract: The present work intends to analyze Hannah Arendt's political-philosophical reflections, looking at her conceptual web on education and human rights, in order to detect the constituent threads, capable of supporting the universal pillars inherent to the dimension of education in human rights, in the Arendtian perspective. Starting methodologically from the bibliographic study of works such as Origins of Totalitarianism and the essay The Crisis in Education, Arendt brings up the concept of responsibility for the world as a task of education, since educational action must be a true bastion of birth, in which the protection of the arrival of a new generation is preserved, characterized as a kind of miracle that will redeem humanity again. In this sense, this research intends to emerge, according to Arendtian reflection, the founding elements, of the formative process of an education to human rights, assuring that confidence in the potential salvation of the world lies in the banal fact that the human species constantly regenerates, even in obscurantist times like the ones we experience in the current scenario of Brazilian education.
Keywords: Education; Human rights; Totalitarianism.
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