Por uma educação em direitos humanos alicerçada no legado de Hannah Arendt

Autores

  • Ana Santana Batista Farias
  • Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.103

Palavras-chave:

educação, direitos humanos, Totalitarismo

Resumo

Resumo: O presente trabalho pretende analisar as reflexões político-filosóficas de Hannah Arendt, volvendo o olhar para a sua teia conceitual sobre a educação e os direitos humanos, a fim de detectar os fios constituintes, capazes de fundamentar os pilares universais inerentes à dimensão da educação em direitos humanos, na perspectiva arendtiana. Partindo metodologicamente do estudo bibliográfico de obras como Origens do Totalitarismo e o ensaio A Crise na Educação, Arendt traz à tona o conceito de responsabilidade pelo mundo como tarefa da educação, uma vez que a ação educativa deve ser um verdadeiro baluarte da natalidade, em que se conserva o resguardo da chegada de uma nova geração, caracterizada como uma espécie de milagre que irá redimir a humanidade outra vez. Nesse sentido, esta pesquisa intenta emergir, segundo a reflexão arendtiana, os elementos fundantes, do processo formativo de uma educação aos direitos humanos, assecuratória de que a confiança na salvação potencial do mundo reside no banal fato de que a espécie humana se regenera constantemente, mesmo em tempos obscurantistas como os que vivenciamos no atual cenário da educação brasileira.

 

Por una educación en derechos humanos basada en el legado de Hannah Arendt

Resumen: El presente trabajo pretende analizar las reflexiones político-filosóficas de Hannah Arendt, a partir de su red conceptual sobre educación y derechos humanos, con el fin de detectar los hilos constitutivos, capaces de fundamentar los pilares universales inherentes a la dimensión de la educación en derechos humanos, desde una perspectiva arendtiana. Partiendo metodológicamente del estudio bibliográfico de obras como Orígenes del totalitarismo y el ensayo La crisis de la educación, Arendt plantea el concepto de responsabilidad con el mundo como tarea educativa, ya que la acción educativa debe ser un verdadero bastión de nacimiento, en el que Se conserva la protección de la llegada de una nueva generación, caracterizada como una especie de milagro que redimirá nuevamente a la humanidad. En este sentido, esta investigación pretende emerger, según la reflexión arendtiana, los elementos fundacionales, del proceso formativo de una educación en derechos humanos, asegurando que la confianza en la potencial salvación del mundo radica en el banal hecho de que la especie humana constantemente se regenera, incluso en tiempos oscurantistas como los que vivimos en el escenario actual de la educación brasileña.

Palabras clave: Educación. Derechos humanos. Totalitarismo.

 

For human rights education grounded in Hannah Arendt’s legacy

Abstract: The present work intends to analyze Hannah Arendt's political-philosophical reflections, looking at her conceptual web on education and human rights, in order to detect the constituent threads, capable of supporting the universal pillars inherent to the dimension of education in human rights, in the Arendtian perspective. Starting methodologically from the bibliographic study of works such as Origins of Totalitarianism and the essay The Crisis in Education, Arendt brings up the concept of responsibility for the world as a task of education, since educational action must be a true bastion of birth, in which the protection of the arrival of a new generation is preserved, characterized as a kind of miracle that will redeem humanity again. In this sense, this research intends to emerge, according to Arendtian reflection, the founding elements, of the formative process of an education to human rights, assuring that confidence in the potential salvation of the world lies in the banal fact that the human species constantly regenerates, even in obscurantist times like the ones we experience in the current scenario of Brazilian education.

Keywords: Education; Human rights; Totalitarianism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Santana Batista Farias

Graduada em Direito e Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes

Doutor em Educação. Professor Titular do Departamento de Filosofia, do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) e do Programa do Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

ARENDT, Hannah. A dignidade da política: ensaios e conferências. Trad. Antonio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Trad.Antonio Abranches. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.

ARENDT, Hannah. Culpa organizada y responsabilidad universal, in Ensayos sobre la comprensión, Madrid: Ed. Caparrós, 2005.

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

ARENDT, Hannah. Was bleibt? Es bleibt die Muttersprache. In:REIF, Adalbert (Hg.). Gerprachemit Hannah Arendt. Munchen: Piper, 1976 a.

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André Duarte. Rio de janeiro: Relume Dumará, 1994.

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e julgamento. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BEDIN, G. A.; TOSI, G. Direitos humanos: uma conquista civilizatória. Revista Direitos Humanos e Democracia, Unijuí, ano 6, n. 12. jul./dez. 2018. p 297 -301. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocraciap. Acesso em: Acesso em: 01 dez. 2020.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. A liberdade educa ou a educação liberta? Uma crítica das pedagogias da autonomia à luz do pensamento de Hannah Arendt. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 3, p. 839-851, dez 2010.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 128, p. 629-982, jul./set., 2014.

DUARTE, A. O Pensamento à Sombra da Ruptura: Política e Filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FEST, Joachim. Yo no, Madrid: Taurus, 2007.

LEVI, Primo. É isto um homem? Tradução de Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. São Paulo: Paz e Terra, 2004

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

LAFER, Celso. Direitos Humanos: um percurso no Direito no século XXI. São Paulo: Atlas, 2015.

MBAYA, E. R. Gênese, evolução e universalidade dos direitos humanos frente à diversidade de culturas. Estud. av., São Paulo, v. 11, n. 30, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141997000200003. Acesso em: Acesso em: 1 dez. 2020.

HUNT, Lynn. A Invenção dos Direitos Humanos: uma história. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

YOUNG-BRUEHL, E. Por amor ao mundo: a vida e a obra de Hannah Arendt. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.

SANTOS, F.; SZWAKO, J. Da ruptura à reconstrução democrática no Brasil. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 40, n. spe, p. 114-121, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042016000500114&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 1 dez. 2020

Downloads

Publicado

12.12.2021

Como Citar

SANTANA BATISTA FARIAS, A.; BASÍLIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES, A. Por uma educação em direitos humanos alicerçada no legado de Hannah Arendt. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 2, p. 125–143, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i2.103. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/103. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos diversos