Os cursos de graduação em Direito e os movimentos sociais na construção de uma cultura de direitos humanos

Autores

  • Ana Cláudia dos Santos Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5016/ridh.v9i2.102

Palavras-chave:

educação em direitos humanos, formação jurídica, movimentos sociais

Resumo

Resumo: O presente estudo tem como objeto a necessidade de interação dos movimentos sociais com a universidade, em especial os cursos jurídicos, para efetivação da formação em direitos humanos. O propósito do estudo é analisar: I) o papel da universidade na construção de uma cultura de direitos humanos; II) como a educação em direitos humanos deve ser implementada nos cursos de graduação em Direito; e III) a importância da inter-relação universidade/movimentos sociais para garantir uma verdadeira educação em/para direitos humanos. Para atingir tais objetivos, adotou-se a pesquisa documental e bibliográfica a partir do levantamento dos marcos legais e das pesquisas científicas sobre a temática, utilizando como referencial teórico autores como Santos, Chauí, Magendzo, Rabinovich-Berkman e Freire. Já a análise dos textos normativos e científicos se deu pela abordagem qualitativa e pelo procedimento de análise de conteúdo. 

 

Los cursos de Derecho y los movimientos sociales en la construcción de una cultura de derechos humanos

Resumen: El presente estudio tiene como objeto la necesidad de que los movimientos sociales interactúen con las universidades, en particular los cursos de Derecho, para poner en práctica la educación en derechos humanos. El propósito del estudio es analizar: i) el papel de la universidad en la construcción de una cultura de derechos humanos; ii) cómo debe implementarse la educación en derechos humanos en los cursos de Derecho; y iii) la importancia de la interrelación entre la universidad y los movimientos sociales para garantizar una verdadera educación en/para los derechos humanos. Para lograr estos objetivos, se adoptó la investigación documental y bibliográfica, a partir del relevamiento de los marcos legales y de las investigaciones científicas sobre el tema, utilizando como referencia teórica a autores como Santos, Chauí, Magendzo, Rabinovich-Berkman y Freire. El análisis de los textos normativos y científicos se llevó a cabo mediante un enfoque cualitativo y el procedimiento de análisis de contenido. 

Palabras clave: educación en derechos humanos; educación jurídica; movimientos sociales.

 

Law undergraduate courses and social movements in the construction of a human rights culture

Abstract: The present study has as its object the need of interaction of social movements with the university, especially legal courses, for the effectiveness of education in human rights. The purpose of the study is to analyze: i) the role of the university in the construction of a human rights culture; ii) how human rights education should be implemented in Law undergraduate courses; and iii) the importance of the university/social movements interrelationship to ensure proper education in/for human rights. To achieve these objectives, documental and bibliographic research was adopted, based on the survey of legal frameworks and scientific research on the theme, using as theoretical framework authors such as Santos, Chauí, Magendzo, Rabinovich-Berkman, and Freire. The analysis of the normative and scientific texts was done through a qualitative approach and the content analysis procedure.

Keywords: education in human rights; legal education; social movements.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia dos Santos Rocha

Doutora em Educação e professora do curso de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Referências

BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leônidas. Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2014.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de filosofia do direito. 4. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2005.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 19 mai. 2021.

BRASIL. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 mai. 2021.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da Educação: Ministério da Justiça: Unesco, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 19 mai.2021.

BRASIL. Resolução n.º 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 19 mai. 2021.

BRASIL. Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55640393/do1-2018-12-18-resolucao-n-5-de-17-de-dezembro-de-2018-55640113. Acesso em: 19 mai. 2021.

CAMARGO, Caroline Leite de; FLUMIAN, Michel Ernesto. Educação em Direitos Humanos: relato de uma experiência com projeto de ensino no curso de direito da UFMS, Três Lagoas. In: NOZU, Washington Cesar Shoiti; GENTIL, Plínio Antônio Britto (org.). Educação, direitos humanos e cidadania. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2012. p. 43-60.

CARVALHO, Marize Souza. Formação de professores e demandas dos movimentos sociais: a universidade necessária. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 4-15, set./dez. 2003.

DURAN, Angela Aparecida da Cruz; DURAN, Maria Raquel da Cruz. Pensar o “outro” entre o discurso e a prática dos direitos humanos: contribuições das ciências sociais e jurídicas. In: NOZU, Washington Cesar Shoiti; LONGO, Marcelo Pereira; BRUNO, Marilda Moraes Garcia (org.). Direitos Humanos e inclusão: discursos e práticas sociais. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2014. p. 287-302.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 2005.

GENUINO, Adejunior; MARTINS, Lisandra Moreira; NOMIZO, Sílvia Leiko. A humanização do ensino jurídico: a atuação dos Núcleos de Prática Jurídica como meio de efetivação dos Direitos Humanos e da Cidadania. In: NOZU, W. C. S.; GENTIL, P. A. B. (org.). Educação, direitos humanos e cidadania. 1 ed. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2012. p. 129-147.

KANDEL, Victória. Experiencias y metodologias para la EDH. In: KANDEL, Victória (comp.). Educación en derechos humanos en América Latina: construyendo perspectivas y trayectoria. 1. ed. Remedios de Escalada, AR: De la UNLa, 2017. p. 57-61.

MAGENDZO, Abraham. Conversando em torno a la educación em derechos humanos desde una mirada controversial y dilemática. In: KANDEL, Victória (comp.). Educación en derechos humanos en América Latina: construyendo perspectivas y trayectoria. 1. ed. Remedios de Escalada, AR: De la UNLa, 2017. p. 33-38.

MONTEIRO, A. Reis. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015.

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; PRADO, Edna Cristina do; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos. A educação em Direitos Humanos nos currículos dos cursos de Direito do Estado de Alagoas: um estudo de caso em um caso a ser repensado. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 63, p. 392-409, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/49496/36158. Acesso em: 19 mai. 2021.

PEREIRA, Ricardo Morais; SIQUELLI, Sônia Aparecida. Do positivismo ao positivismo jurídico: reverberações na formação do Bacharel em Direito. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 14, p. 1-12, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2550. Acesso em: 19 mai. 2021.

RABINOVICH-BERKMAN, Ricardo David. ¿Cómo se hicieron los derechos humanos?: un viaje por la historia de los principales derechos de las personas. 1. ed. Buenos Aires, AR: Didot, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. 3. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 14. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2013.

VALENÇA, Daniel Araújo; PAIVA, Ilana Lemos. Direitos humanos: da idealização à materialidade. In: NOZU, W. C. S.; LONGO, M. P.; BRUNO, M. M. G (org.). Direitos Humanos e inclusão: discursos e práticas sociais. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2014. p. 273-286.

Downloads

Publicado

12.12.2021

Como Citar

DOS SANTOS ROCHA, A. C. Os cursos de graduação em Direito e os movimentos sociais na construção de uma cultura de direitos humanos. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 9, n. 2, p. 107–122, 2021. DOI: 10.5016/ridh.v9i2.102. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/102. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê