OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

Lição 2 – Respeito às diferenças

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Educação Infantil e Fundamental I

ASSUNTO: Respeito às diferenças

INICIANDO A CONVERSA

Se observarmos, percebemos como as pessoas são diferentes. Observamos que há diferenças no modo de se vestir, o jeito de falar, de se comportar e de pensar dos colegas de classe, das pessoas de nossa família, dos amigos…

É bom que as pessoas sejam diferentes. A diversidade é o que garante o equilíbrio da vida na natureza. Compare, por exemplo, a diversidade de animais e plantas numa floresta natural e uma plantação de eucalipto, quase sem animais.

As pessoas são diferentes (gênero, etnia, religião, modo de pensar e de se comportar etc.), mas todas são igualmente seres humanos com alegrias, tristezas e que querem ser felizes. 

As sugestões de atividades desta lição têm objetivo de estimular a criança a perceber, valorizar e respeitar as diferenças entre as pessoas. É também o objetivo desenvolver atitudes críticas para denunciar e combater todas as formas de discriminação e preconceito.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1 – Ver o vídeo “Eu sou assim – e vou te mostrar” (3:44)  > clique aqui <  e conversar com a crianças como somos diferentes no cabelo, olhos, nariz, boca…, assim como os animais são diferentes entre si. 

2 – Apresentar às crianças um espelho. Vá conversando e fazendo as seguintes perguntas: Como é seu olho? De que cor ele é? E sua boca, como ela é? Pergunte sobre o cabelo, orelhas, sobrancelhas e nariz. Deixe-a explorar com muita atenção.

2 – Peça para a criança fazer o mesmo com você. Vá perguntando aos poucos: de que cor são meus olhos? De sequência as perguntas feitas anteriormente, boca, cabelo, sobrancelhas e nariz. Só que agora deverá fazer mais uma pergunta: de que cor é sua pele? Comece mostrando o seu braço e pergunte se o da criança é da mesma cor. Se precisar, mostre fotos de pessoas com outras características.

3 – Percepção das identidades e respeito às diferenças: Dizer a criança uma característica bem específica de um/a colega de classe para ela descobrir que é. Pode-se trabalhar também com desenhos.

4 – Essa atividade pode ser feita também, percebendo características diferentes entre os animais, entre as plantas etc. Conversar sobre a importância da diversidade e o respeito às diferenças.

6 – Apresentar música “De toda Cor” e cantar com a criança.  
    Vídeo-música (5:00):  > clique aqui <  /  Letra:  > clique aqui < 

TMATERIAL COMPLEMENTAR

– Música: “Como é bom ser diferente” (3:29)  > clique aqui <
– Vídeo-livro: “Menina bonita do laço de fita” (5:34) > clique aqui <
– Livro: “Chutando pedrinhas” > clique aqui <

>>> Voltar