OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PRIMEIRAS LIÇÕES

Lição 1 - Direito à vida

INICIANDO A CONVERSA

Nos tempos atuais, a comunicação midiática inunda diariamente os noticiários com todo tipo de violência – tudo aquilo que sempre existiu, agora a comunicação globalizada divulga em tempo real.

Além das guerras, homicídios e violências físicas, a fome, a miséria e os preconceitos também causam enormes sofrimentos a populações inteiras, grupos sociais e a pessoas excluídas individualmente. Vemos todos os dias, pela televisão e pela internet, um desrespeito à vida na sua diversidade: na violência contra negros, mulheres, indígenas, população LGBTQIA+ e outros grupos socialmente vulneráveis, como as crianças, os idosos e pessoas com deficiência. 

A própria mídia em si também se constitui um sistema de violência contra a dignidade humana, quando distorce a realidade por interesse econômico e político; quando divulga valores incentivando o individualismo, consumismo, preconceitos, prazeres nocivos à saúde e a meritocracia como caminho da emancipação humana.

Também estamos descobrindo, com a crise climática, uma nova forma de violência contra a dignidade humana: a injustiça socioambiental. O ser humano é um ser frágil e parte integrante e dependente da vida planetária como um todo que inclui os outros animais, os vegetais e também a terra, a água, o ar e os fenômenos climáticos. Por isso, estamos tomando consciência de que a dignidade humana não está em ser “senhor da natureza”, mas de ser cuidador da vida planetária, da qual ele mesmo é parte.


Esse é o sentido profundo da responsabilidade socioambiental. Hoje, defender e promover a dignidade humana, necessariamente inclui a defesa da dignidade da própria vida planetária. O direito à saúde humana, depende da saúde da vida do planeta Terra. Somente com a crise climática estamos aprendendo essa nova lição, já vivenciada na cultura dos povos originários. A humanidade está tomando consciência que os direitos humanos são necessariamente direitos socioambientais.

Direitos socioambientais referem-se à interconexão entre direitos humanos e ambientais, reconhecendo que o bem-estar humano depende da saúde do ecossistema e vice-versa.

No Brasil, como em várias partes do mundo, muitos ainda veem a natureza como um algo separado do ser humano e a serviço dele. Daí a poluição do ar, da água e da terra como consequência da extração predatória das riquezas naturais ou da devastação dos biomas pelo um agronegócio voltado fundamentalmente para o lucro da exportação. Para isso, destroem-se as florestas, exterminam os animais e até provocam um verdadeiro genocídio em povos indígenas pela fome e por doenças.

Muitos pesquisadores e povos da floresta vêm alertando, há pelo menos 50 anos, as autoridades e a população em geral para uma crise socioambiental de profundas consequências. Já estamos sentindo seus primeiros sinais com temperaturas extremas, secas severas e tempestades devastadoras.

A destruição do meio ambiente e a exploração entre os seres humanos, que gera a desigualdade social, a pobreza, a miséria e a fome, fazem parte de um mesmo processo que moldou a sociedade ocidental nos últimos quinhentos anos. Vídeo: “Mudanças climáticas e desigualdades sociais” (0:56)  > clique aqui <

É preciso repensar o nosso modo de vida em relação ao meio ambiente e o tipo de política pública que se faz com nossas florestas e com os povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A educação no século XXI tem um grande desafio ético-político: cuidar da dignidade humana em sociedade como parte integrante e dependente da vida planetária. A vida digna é um direito da humanidade atual e das futuras gerações.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Seguem abaixo sugestões de atividades para desenvolver, na criança e no adolescente, o valor da vida, o cuidado com a sua vida pessoal e da vida em sociedade como parte da vida planetária. A noção de cuidado com a vida pode ser ampliada para o cuidado com seus objetos pessoais e com o ambiente da escola e da casa em que mora e com o espaço público da cidade de que todos tem o direito de ser utilizado por todos democraticamente. 

Lembre-se.


> Educação Infantil e Ensino Fundamental I

1) Apresentar o vídeo: “Imagens incríveis da natureza” (7:59) > clique aqui < e conversar com os alunos, incentivando-os a falar sobre algumas imagens que mais chamaram a atenção.

2) Conversar com a criança para mostrar o quanto dependemos da natureza para estar vivo: alimentos saudáveis, ar puro, água limpa, clima agradável. Mostrar também que é preciso cuidar da natureza para que ela também continue viva. 

3) Passear com a criança na parte externa da escola mostrando a beleza da natureza, ensinando os nomes das plantas, flores, árvores, animais… Contemplar o céu: sol, formato das nuvens… Conversar sobre o ser humano como um pequenino ser que faz parte disso tudo.  

4) Incentivar a criança ser responsável pelo cuidado diário de uma planta em um vaso ou no quintal de sua casa.

5) Vídeo: Dicas para organizar uma horta na escola (5:51) > clique aqui <

6) Ação coletiva: separação do lixo reciclável. Vídeo complementar: “Vamos cuidar do meio ambiente.” (3:07) > clique aqui <

MATERIAL COMPLEMENTAR
– vídeo: Violência contra criança e adolescente (7:10) Conceitos / tipologias >clique aqui <
– vídeo: Direitos da Criança – Ruth Rocha (1:27) > clique aqui
– site: Direitos da Criança – Ruth Rocha (texto)  > clique aqui <


> Ensino Fundamental II e Ensino Médio

1) Ver o vídeo: “A Natureza está nos mandando uma mensagem clara” (1:19) e conversar sobre ele, incentivando os alunos a manifestar suas opiniões.  > clique aqui <    

2) Além da crise climática, há também grandes sofrimentos da humanidade, causados diretamente pelo próprio ser humano. As guerras, por exemplo.
Muitas obras de arte retratam sofrimento em tempo de guerra: – Exemplo: o quadro “Guernica” (1937), do pintor espanhol Pablo Picasso > clique aqui 

– Observe atentamente, por um instante, elementos visuais da obra e veja como são as linhas, as formas, as cores, a composição, a expressão das pessoas etc.

– Interpretação: O que o artista quis representar? Quais emoções e sentimentos ela nos provoca? Qual mensagem ela nos transmite em relação ao direito à vida?

– Conheça um pouco do contexto histórico em a obra foi produzida. > clique aqui <  

– Reinterpretação artística da obra:  Desenhe-o ou faça uma colagem de imagens numa folha, – utilizando o material e técnica que quiser – com o tema “Guernica no mundo atual”.

MATERIAL COMPLEMENTAR
– Vídeo: Catástrofe ambiental e a lógica capitalista (10:44) >clique aqui
– Vídeo clipe: Relação entre a pobreza e a degradação do meio ambiente (1:26) > clique aqui  < 
– Texto: Direitos humanos, ameaçados pelas mudanças climáticas, podem também fornecer soluções > clique aqui < 

>>> Voltar