Lição 5 – Responsabilidade socioambiental
Texto de introdução: Vídeo – Mudanças climáticas (5:57)
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Educação Infantil e Fundamental I
ASSUNTO: Consciência e vivência ambiental
INICIANDO A CONVERSA
No tempo de pandemia do coronavírus percebemos claramente que o cuidado com a higiene e saúde pessoal é também o cuidado com a limpeza da casa, do quintal, da rua em que moramos, enfim do meio ambiente. A humanidade é uma parte da natureza. Essa é nossa casa comum como a concha de um caramujo.
Todavia, fomos educados tradicionalmente que natureza existe para servir do ser humano e que somos os donos da natureza. No Brasil, esse modo de pensar está agredindo e destruindo a natureza para acumular riquezas com a extração irracional das riquezas naturais, como a madeira e metais preciosos, ou com a criação de gado e agricultura voltadas apenas para exportação. Para isso, destroem-se as florestas, exterminam os animais e até provocam um verdadeiro genocídio em povos indígenas pela fome e por doenças.
A destruição do meio ambiente está relacionada com a exploração entre os seres humanos, que gera a desigualdade social, a pobreza, a miséria e a fome.
Muitos pesquisadores e povos da floresta vêm alertando, há pelo menos 50 anos, as autoridades e a população em geral para uma crise socioambiental muito grave.
É preciso repensar o nosso modo de vida em relação ao meio ambiente e o tipo de política pública que se faz com nossas florestas e com os povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A educação atual deve ensinar a viver, não mais na arrogância de senhor da natureza, mas na humildade do jardineiro que transforma a natureza cuidando dela com carinho.
As atividades a seguir têm objetivo propor vivências e reflexões para a formação de valores de respeito e cuidado com o espaço comum de convivência social, com meio ambiente próximo e com a vida planetária.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
1) Apresentar o vídeo: “Imagens incríveis da natureza” (7:59) > clique aqui <
2) Conversar com a criança para mostrar o quanto dependemos da natureza para estar vivo: alimentos saudáveis, ar puro, água limpa, clima agradável. Mostrar também que é preciso cuidar da natureza para que ela também continue viva.
3) Passear com a criança em um jardim ou parque, ou pela internet mostrando a beleza da natureza: montanhas, planícies, lagos, mar… Ensinar os nomes das plantas, flores, árvores, animais… Contemplar o céu: sol, formato das nuvens, estrelas… Conversar sobre o ser humano como um pequenino ser que faz parte disso tudo.
4) Incentivar a criança ser responsável pelo cuidado diário de uma planta em um vaso ou no quintal de sua casa.
5) Construção coletiva de uma horta na escola.
6) Ação coletiva da separação do lixo reciclável.
MATERIAL COMPLEMENTAR
– Vídeo: “Vamos cuidar do meio ambiente” (3:07) > clique aqui<
– Vídeo: Livro Infantil: “As quatro estações para crianças” > clique aqui <
– Vídeo: Música do meio ambiente (3:08) > clique aqui <
– Vídeo: Dicas para organizar uma horta na escola (5:51) > clique aqui <
>>> Voltar