OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

Lição 3 – Igualdade de direitos

Texto de introdução: Desigualdade social

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Educação Infantil e Fundamental I

ASSUNTO: Igualdade de direitos

INICIANDO A CONVERSA

Vivemos num país com profundas desigualdades sociais. A população empobrecida sofre com o desemprego com a dificuldade de acesso à alimentação, à moradia digna, aos serviços médicos, à educação pública e de qualidade, à cultura e lazer. 

As desigualdades sociais no Brasil têm causas históricas: a colonização voltada para exploração das riquezas extrativista; o trabalho escravo do negro e do indígena; a concentração de terras nas mãos de poucos; baixos salários do trabalhador, instituições políticas dominadas pelas elites econômicas, entre outras.

É preciso construir uma sociedade com igualdade de direitos e, portanto, sem privilégios. Isso somente é possível se houver uma política de Estado visando eliminar as profundas desigualdades sociais. Elas surgem e aprofundam quando o trabalhador não recebe um salário justo para ter uma vida digna para si e para os que dele dependem. No Brasil temos uma grande população empobrecida e uma alta concentração de riqueza nas mãos de poucos.

As atividades desta lição têm o principal objetivo de estimular os pequenos da educação infantil a perceberem que todas pessoas devem ter direitos iguais desde a infância. Todas crianças, por exemplo, têm o direito de receber uma alimentação saudável, atenção, cuidados e carinhos; de ter moradia confortável, de estudar gratuitamente e de brincar etc. 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES

1) Tomando, com exemplo, o vídeo “Igualdade de gênero. Vamos falar sobre isso? (1:53) > clique aqui < e reproduzir vivência semelhante com a criança para que ela inicie a compreensão do que seja igualdade de direitos.

2) Cantar e dançar a música: Direitos da criança (3:38) > clique aqui <

3) Colorir o desenho sobre com os direitos da criança > clique aqui <

4) Estimular a criança a participar de tarefas coletivas na escola e comentar sobre a importância da divisão (proporcional) das domésticas, entre todos da família. 

5) Assim como as crianças, os adultos também devem ter direitos iguais e, portanto lutar contra privilégios. Conversar com as crianças sobre direitos do trabalhador, direitos iguais para as mulheres, direitos dos idosos etc.

TMATERIAL COMPLEMENTAR

– Vídeo: Igualdade de gênero – (1:51) diferente” (3:29)  > clique aqui <
– Vídeo: Direito das crianças, Ruth Rocha (1:21) > clique aqui < 
– Vídeo: Direitos Humanos para criança (SEDH) (12:16) > clique aqui <
– Livro: “Chutando pedrinhas” > clique aqui <

>>> Voltar