OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

Lição 1 – Direito à vida digna

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Fundamental II e Ensino Médio

ASSUNTO: Direito à vida com dignidade

 

Respeito à vida e cuidado com a própria vida e com a vida do outro
Denúncia de todo comportamento e situação de violência que causa tristeza, sofrimento psíquico, dor e até a morte.

INICIANDO A CONVERSA

Nos tempos atuais, a comunicação midiática inunda diariamente os noticiários com todo tipo de violência contra a dignidade da vida humana – tudo aquilo que sempre existiu, mas que estava oculto. Além das guerras, homicídios e violências físicas, vemos todos os dias, pela televisão e pela internet, um desrespeito à vida na sua diversidade: na violência contra negros, mulheres, indígenas, população LGBTQIA+. E neste século XXI está cada vez mais claro que a dignidade da vida humana está intrinsecamente ligada à vida do planeta Terra.  

Respeitar à vida e ao outro é um dever humano de todos. Esse é o tema desta 1ª Lição de Educação em Direitos Humanos   

Seguem abaixo sugestões de atividades para desenvolver – na criança e no adolescente – o valor da vida e o cuidado com a sua própria vida e a vida de outros. 

Altere as atividades e crie outras de acordo com a idade e o interesse  da criança e do adolescente. O importante é manter o objetivo e a metodologia da Educação em Direitos Humanos; ou seja, proporcionar vivências de valores e diálogos com todos os participantes, evitando discurso de conselhos de bom comportamento.     

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

(Interdisciplinar: História, Geografia, Português, Matemática, Ciências, Arte etc.)

A) O grande sofrimento da humanidade causado pela pandemia da Covid 19.

  1. Pesquisar a origem e as características dessa doença.
  2.  Fazer uma pesquisa mostrando dados da pandemia no Brasil, e comparando proporcionalmente com os dados da pandemia de outros países da América Latina.
  3.  Redigir um pequeno texto a partir de imagens sobre a pandemia.

B) Há também grandes sofrimentos da humanidade causados diretamente pelo próprio ser humano. As guerras, por exemplos.
Proposta de atividades: a arte retrata sofrimento em tempo de guerra – Ex. “Guernica” (1937), do pintor Pablo Picasso > clique aqui 

  1. Observe atentamente, por um minuto, elementos visuais da obra e veja como são as linhas, as formas, as cores, a composição, a expressão das pessoas etc
  2. Interpretação: O que o artista quis representar? Quais emoções e sentimentos ela nos provoca? Qual mensagem ela nos transmite em relação ao direito à vida?
  3. Conheça um pouco do contexto histórico em a obra foi produzida. > clique aqui <  
  4.  Reinterpretação artística da obra:  Desenhe-o ou faça uma colagem de imagens numa folha, – utilizando o material e técnica que quiser – com o tema “Guernica da Pandemia”.


C) Finalizando…

  1. Redigir um comentário sobre o que a humanidade deve aprender em tempo de muito sofrimento com a pandemia, a guerra etc.
  2.  Colocar na Rede Social de sua turma de classe seu comentário e alguns dados pesquisados.
  3. Conversar sobre o respeito ao outro e as formas de violência que ocorrem na sua escola e na sociedade brasileira. O que poderemos fazer na escola (quando voltarmos) para combater a violência?

MATERIAL COMPLEMENTAR

– Vídeo: Direitos Humanos e o direito à vida (1:05) > clique aqui <
– Música: Rosa de Hiroshima – Ney Matogrosso (2:41) > clique aqui < 

 

>>> Voltar