OEDH-NEDH

Cultivando os Direitos Humanos na Educação Básica

OEDH-NEDH

Lição 1 – Direito à vida digna

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Educação Infantil e Fundamental I

ASSUNTO: O cuidado com a própria vida e com a do outro

INICIANDO A CONVERSA

Nos tempos atuais, a comunicação midiática inunda diariamente os noticiários com todo tipo de violência contra a dignidade da vida humana – tudo aquilo que sempre existiu, mas que estava oculto. Além das guerras, homicídios e violências físicas, a fome, a miséria e os preconceitos também causam enormes sofrimentos a populações inteiras, grupos sociais e a pessoas excluídas individualmente. E neste século XXI esta cada vez mais claro que a dignidade da vida humana está intrinsecamente ligada à vida do planeta Terra.  


O respeito à vida digna para todos é o tema desta 1ª lição de Educação em Direitos.    

Seguem abaixo sugestões de atividades para desenvolver, na criança, o valor da vida, o respeito ao outro e o cuidado com a sua própria vida e a vida de outros. A noção de cuidado pode ser ampliada para o cuidado de seus objetos pessoais e com o ambiente da escola e da casa em que mora. E criança também precisa aprender, desde pequeno, a rejeitar todas as formas de violência que faz o outro sofrer.

As atividades abaixo são sugestões. Você pode alterá-las de acordo com a idade e o interesse  da criança / adolescente. O importante é manter o objetivo e a metodologia da Educação em Direitos Humanos; ou seja, proporcionar vivências de valores e diálogos e não discurso de conselhos de bom comportamento. 

ATIVIDADES: (Sem que possível, realizar as atividades junto com a criança):

> Começando com uma história. Ver o vídeo e conversar com criança sobre o cuidar: “Alguém para cuidar de mim” – Turma da Mônica.  clique aqui <  
> Mostrar, através de histórias e músicas, que a vida precisa de cuidados, como a higiene e alimentação, para proporcionar saúde e alegria. 
   Música: Cuida com Cuidado –  > clique aqui < 

Tarefas para casa

> Observar a mudança na vida das plantas. Exemplo: o germinar de uma semente, a breve vida das flores, o amadurecimento dos frutos etc.  Na sala de aula, pode-se utilizar vídeos.
> Observar a mudança na vida de animais domésticos como nascimento e crescimento.
> Rever fotos da família, dos primeiros anos da criança e conversar sobre a vida da família e as mudanças no tempo.
> Realizar tarefas de cuidar da vida: regar plantas, dar alimento (e banho) para animais domésticos, ajudar irmão/ã mais novos na alimentação etc.  
> Produzir ou colorir desenho a partir das atividades.

AVALIAÇÃO

Conversar com o/a professor/a, contando uma das atividades realizada em casa.

MATERIAL COMPLEMENTAR

– vídeo: Violência contra criança e adolescente (7:10) Conceitos / tipologias >clique aqui <
– vídeo: Direitos da Criança – Ruth Rocha (1:27) > clique aqui
– site: Direitos da Criança – Ruth Rocha (texto)  > clique aqui <

>>> Voltar